Habilidades de coping em atletas escolares brasileiros

Autores

  • Renato Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Danilo Reis Coimbra Universidae Estadual de Santa Catarina (UDESC)
  • Marcio Vidigal Miranda Junior Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • André Furiatti Russo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Alexandro Andrade Universidae Estadual de Santa Catarina (UDESC)
  • Maurício Bara Filho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2015.v13.n1.p31
Agências de fomento

Palavras-chave:

stress, adolescents, physical education

Resumo

O coping pode ser definido como a capacidade de gerenciar esforços cognitivos e comportamentais que estão constantemente modificando-se para administrar demandas psicofísicas específicas internas ou externas que excedem aos recursos do indivíduo. Esta habilidade é importante no desempenho de atletas, principalmente no esporte infanto-juvenil. O esporte competitivo escolar produz benefícios na saúde, sociais, acadêmicos e psicológicos para os jovens atletas. No entanto, ainda são escassos os estudos investigando o contexto do esporte competitivo escolar brasileiro. O objetivo do presente estudo foi analisar as habilidades de coping em atletas escolares brasileiros, comparando atletas do sexo masculino e feminino e atletas de nível competitivo local e nacional. A amostra foi composta de 105 atletas escolares de ambos os sexos (62,9% masculino) com idade foi de 16±0,9 anos e o tempo de prática de 4,7±2,5 anos de modalidades coletivas (voleibol, basquetebol, handebol e futsal). Foram selecionados 66 (62,9%) atletas da delegação Nacional e 39 (37,1%) da delegação Local. Para avaliar as habilidades de coping dos atletas escolares foi utilizado o questionário “Athletic Coping Skills Inventory-28BR.”A variável Coping Total foi analisada separadamente por meio de uma ANOVA 2x2. Os dados das habilidades específicas de coping foram analisados por meio de MANOVA de dois fatores “sexo” e “nível competitivo” (Nacional e Local) com os escores de Lidar com Adversidades, Melhor Desempenho sob Pressão, Preparação Mental/Metas, Concentração, Livre de Preocupação, Motivação/Confiança e Treinabilidade como variáveis dependentes. Houve diferença entre o sexo masculino e feminino no Coping Total, além das habilidades de Melhor Desempenho sob Pressão, Preparação Mental/Metas, Concentração e Motivação/Confiança. Entre os atletas de nível de desempenho Nacional e Local houve diferença nas habilidades de Melhor Desempenho sob Pressão e Motivação/Confiança. Treinadores e demais envolvidos no contexto do esporte escolar devem atentar para o desenvolvimento dessas habilidades de coping em seus atletas, a fim de que eles melhorem o desempenho e maximizem os benefícios que o esporte competitivo pode trazer para o jovem atleta escolar.

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Publicado

13.04.2016

Como Citar

MIRANDA, R.; COIMBRA, D. R.; MIRANDA JUNIOR, M. V.; RUSSO, A. F.; ANDRADE, A.; BARA FILHO, M. Habilidades de coping em atletas escolares brasileiros. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 1, p. 31–38, 2016. DOI: 10.36453/2318-5104.2015.v13.n1.p31. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/13533. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Psicologia do Esporte