Playtime
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i9.p109Keywords:
Rhythm, Playful Activities, Child DevelopmentAbstract
This study developed a rhythmic activities project for children aged 2 to 5 at "O Pequeno Líder" Municipal Daycare, aiming to enhance rhythmic abilities, socialization, and motor skills. Based on relational pedagogy, the method included natural movements with music, singing games, and folk dances in weekly classes. Despite initial challenges with adaptation and methodology, the activities increased child engagement and suggested potential for behavioral and institutional changes in long-term projects. It concludes that daycare centers should be formative institutions, incorporating practices that consider the holistic development of children.
Downloads
References
APOSTILADO de Educação Física Infantil, Unioeste, 2001.
ARTAXO, Inês et al. Ritmo e movimento. Guarulhos: Phorte, 2000.
BRANDL NETO, I. Teorias da aprendizagem e a educação física (motora): formas de como ensinar. Caderno de Educação Física, v. 1, n.1, 1999.
CAMARGO, M. L. Música/movimento: um universo em duas dimensões. Belo Horizonte: Villa Rica, 1994.
CAUDURO, M. T. Dança escolar: recurso ao desenvolvimento psicomotor. In: Revista do Professor. Porto Alegre, v. 11, n. 41, 1995.
CAUDURU, V. R. Declamando, ritmando e movimentando-se: música e ritmo como recursos educativos. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 5, n. 20, 1989.
LAPIERRE, A.; AUCOUTURIER, B. Associações de contrastes, estruturas e ritmos. São Paulo: Manole, 1985.
LOPES, V. N. Brinquedos e jogos: referenciais de escolhas para crianças de zero a seis anos. Revista do Professor. Porto Alegre1993.
NODA, L. Caderno Pedagógico de atividades rítmicas. MEC, Secretaria da Educação Física e Desportos. Curitiba, 1984.
PALLARÉS, Z. M. Atividades rítmicas para o pré-escolar. Porto Alegre: Redacta-Prodil, 1981.
PAIVA, Ione Maria R. Brinquedos cantados. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
PINTO, R. M. Gestos musicalizados: uma relação entre educação física e música. Belo Horizonte: Inédita, 1996.
POMIN, M. I. P. Estudo sobre os critérios de seleção e aplicação dos brinquedos cantados nas instituições de educação infantil no município de Londrina. In: XI Encontro Nacional de recreação e Lazer. Anais... Unioeste: Foz do Iguaçu: 1999.
ROSAMILHA, N. Psicologia do jogo e aprendizagem infantil. São Paulo: Pioneira, 1979.
ROSSETE, E. C. Ritmo e movimento humano. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.14, n. 1, 1992.
TAUBE, M. L. Estudo qualitativo do desenvolvimento da capacidade rítmica da criança. Revista Movimento, v. 5, n. 9, 1998.
VERDERI, É. B. Encantando a educação física. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2003 Direitos Autorais Partilhados

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.