Agressividade e violência na escola: olhares sobre a educação física

Autores

  • Alana Grunevald Crespan Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2015.v13.n2.p71

Palavras-chave:

Agressividade, Violência, Educação Física.

Resumo

O presente ensaio teve como objetivo construir um referencial teórico sobre a violência nas aulas de educação física escolar. Com apoio na literatura, este ensaio evidencia a distinção entre agressividade e violência e analisa a violência na sociedade, na família e na escola, concluindo com os referenciais sobre a educação física escolar e a violência. Fica evidente a necessidade de uma política de educação com relação à violência escolar e o compromisso dos professores e professoras em desenvolver a consciência de seu papel na formação e no desenvolvimento da personalidade de seus alunos através do desenvolvimento da socialização, cooperação, da construção de limites, instigando para o diálogo e para a formação de alunos críticos e responsáveis por suas ações. 

 

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Publicado

15.09.2016

Como Citar

CRESPAN, A. G.; AHLERT, A. Agressividade e violência na escola: olhares sobre a educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 2, p. 71–84, 2016. DOI: 10.36453/2318-5104.2015.v13.n2.p71. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/14753. Acesso em: 28 mar. 2024.