Ensino e pesquisa: uma dialética necessária
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p103Palabras clave:
Ensino, Pesquisa, EmancipaçãoResumen
A formação de um ser humano livre e emancipado, busca de uma educação que se quer democrática, enfrenta cada vez mais complexidades face aos novos mapas culturais, humanos e tecnológicos. Daí a necessidade de se formar um cidadão com capacidade crítica, com habilidades de iniciativa e flexibilidades que lhe permitam transitar por estas complexidades. Para isso, faz-se urgente e mais profunda a necessidade de integrar cada vez mais ensino com pesquisa. Da educação básica ao ensino superior, a pesquisa necessita fazer parte integrante do processo educativo.
Descargas
Citas
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
DUARTE JÚNIOR, J. F. O que é realidade. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.