Atletismo escolar em diferentes propostas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p85Palabras clave:
Educação Física, Atletismo, Livros Didáticos.Resumen
Este artigo foi produzido com o objetivo de construir um recurso pedagógico de referência para o ensino de atletismo na escola, através de um quadro analítico com diferentes propostas de ensino, baseado em especialistas no assunto. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualitativo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica fundamentada em 12 livros específicos da modalidade de atletismo, que remete ao ensino no contexto escolar. Como resultado final, foi possível obter esse referencial com as características pedagógicas inerentes aos processos de ensino-aprendizagem, voltados ao atletismo. Esta pesquisa conclui-se com um recurso didático-pedagógico que auxiliará o professor nas tomadas de decisões sobre como ensinar a disciplina.
Descargas
Citas
ARAÚJO, A. Inteligências múltiplas e a construção do conhecimento matemático. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Pará de Minas, Pará de Minas, 2013.
CASTRO, J. N.; SILVA JUNIOR, S. H. A.; SOUZA, N. M. P. A influência das ideias pedagógicas nas abordagens da Educação Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Bueno Aires, v. 21, n. 123, 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd123/a-influencia-das-ideias-pedagogicas-nas-abordagens-da-educacao-fisica.htm>. Acessado em: 28 do setembro do 2018.
DARIDO, S. C.; GONZÁLES, F. J.; OLIVEIRA, A. A. B. Práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Editora UEM, 2014.
DARIDO, S. D. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanaraba-Koogan, 2003.
DARIDO, S. D.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 4. ed. Campinas: Papirus, 2007.
FAGANELLO, F. R. Análise dos livros de atletismo como subsídio para o seu ensino no campo escolar. 2008. 167f. Dissertação (Mestrado em Biociências) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.
FERNANDES, J. L. Atletismo corridas. 2. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1979.
GOMES, L. B. Atletismo como esporte base no desenvolvimento motor. Brasília: FIJ, 2010.
GRECO, P. J.; FONSECA, F. S.; ALBUQUERQUE NETO, S. L.; MACEDO, J. O. R. Atletismo. In: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo: 1° Ciclo Nacional de Capacitação dos Coordenadores de Núcleo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 267-81. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/123456789/142/livro%20capa%20verde.pdf?sequence=4&isAllowed=y>. Acessado em: 18 de outubro de 2018.
KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolar e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.
KRING, R. F. Atletismo nas escolas: guia prático de treinamento. São Paulo: Editora Cultrix, 1974.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Ed. Unijui, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação brasileira. São Paulo: Loyola, 1991.
MARQUES, C. L. S.; IORA, J. A. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 113-8, 2009.
MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola: pedagogia do atletismo e suas implicações culturais e sociais. Maringá: Eduem, 2014.
MATTHIESEN, S. Q.; CALVO, A. P.; SILVA, A. C.; FAGANELLO, F. R. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2005.
MEZZAROBA, C.; ROMANSINI, L. A.; PEREIRA, E. L. M. H.; SOUZA, E. R. A visão dos acadêmicos de educação física quanto ao ensino do atletismo na escola. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Bueno Aires, v. 10, n. 93, 2006. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd93/atlet.htm>. Acessado em: 11 de outubro de 2018.
NASCIMENTO, A. C. S. L. Pedagogia do esporte e o atletismo: considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva precoce. Campinas: Editora Unicamp, 2005.
PARENTE, J. W. R. Importância do atletismo na escola. WebArtigos, Revista Digital, s/l. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/importancia-do-atletismo-na-escola/81449/>. Acessado em: 11 de outubro de 2018.
RODRIGUES, D. A educação física perante a educação inclusiva: reflexões conceituais e metodológicas. Revista da Educação Física, Maringá, v. 14, n. 1. p. 67-73, 2003.
SEDORKO, C. M.; DISTEFANO, F. O atletismo no contexto escolar: possibilidades didáticas no 2ª ciclo do ensino fundamental. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Bueno Aires, v. 16, n. 165, 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd165/o-atletismo-no-contexto-escolar-possibilidades-didaticas.htm>. Acessado em: 11 de outubro de 2018.
SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, M. E. P.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1990.
SOUZA, A.; SCAGLIA, A. J.; MEDEIROS, M.; DARIDO, S. C. Dimensões pedagogia do esporte. Brasília: Editora UnB, 2004.
STUELP, M. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense 2009. Produção Didático-Pedagógica, Revista Digital, Curitiba, Paraná, v. 2, s/n, 2010. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_unioeste_educacao_fisica_md_mariane_stuelp.pdf?fbclid=IwAR0FSWiT9YXW3TYXXqCtLMcLflmHK2ylMLv3iUq7qbW5glOQH31jvgJEi8>. Acessado em: 18 de outubro de 2018.
VAGO, T. M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente. Movimento, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 37-68, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Direitor Autorais Partilhados

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.