School athletics in different teaching proposals
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p85Keywords:
Physical Education, Athletics, Didactic BooksAbstract
This article was produced with the aims to build a pedagogical resource that serves as a reference for the teaching athletics in the school, through an analytical framework with different teaching proposals, based on specialists in the subject. The methodology used was an exploratory, descriptive and qualitative study, by bibliographic research based in twelve specific books of the athletics modality that refers to the teaching in the school context. As a result, it was possible to obtain this framework with the pedagogical characteristics inherent to the teaching-learning processes, focused on athletics. This research is concluded with a didactic-pedagogical resource that will help the teacher in making decisions about how to teach the discipline.
Downloads
References
ARAÚJO, A. Inteligências múltiplas e a construção do conhecimento matemático. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Pará de Minas, Pará de Minas, 2013.
CASTRO, J. N.; SILVA JUNIOR, S. H. A.; SOUZA, N. M. P. A influência das ideias pedagógicas nas abordagens da Educação Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Bueno Aires, v. 21, n. 123, 2008. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd123/a-influencia-das-ideias-pedagogicas-nas-abordagens-da-educacao-fisica.htm>. Acessado em: 28 do setembro do 2018.
DARIDO, S. C.; GONZÁLES, F. J.; OLIVEIRA, A. A. B. Práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Editora UEM, 2014.
DARIDO, S. D. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanaraba-Koogan, 2003.
DARIDO, S. D.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 4. ed. Campinas: Papirus, 2007.
FAGANELLO, F. R. Análise dos livros de atletismo como subsídio para o seu ensino no campo escolar. 2008. 167f. Dissertação (Mestrado em Biociências) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.
FERNANDES, J. L. Atletismo corridas. 2. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1979.
GOMES, L. B. Atletismo como esporte base no desenvolvimento motor. Brasília: FIJ, 2010.
GRECO, P. J.; FONSECA, F. S.; ALBUQUERQUE NETO, S. L.; MACEDO, J. O. R. Atletismo. In: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo: 1° Ciclo Nacional de Capacitação dos Coordenadores de Núcleo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 267-81. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/123456789/142/livro%20capa%20verde.pdf?sequence=4&isAllowed=y>. Acessado em: 18 de outubro de 2018.
KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do atletismo: metodologia para iniciação em escolar e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.
KRING, R. F. Atletismo nas escolas: guia prático de treinamento. São Paulo: Editora Cultrix, 1974.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Ed. Unijui, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação brasileira. São Paulo: Loyola, 1991.
MARQUES, C. L. S.; IORA, J. A. Atletismo escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 113-8, 2009.
MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola: pedagogia do atletismo e suas implicações culturais e sociais. Maringá: Eduem, 2014.
MATTHIESEN, S. Q.; CALVO, A. P.; SILVA, A. C.; FAGANELLO, F. R. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2005.
MEZZAROBA, C.; ROMANSINI, L. A.; PEREIRA, E. L. M. H.; SOUZA, E. R. A visão dos acadêmicos de educação física quanto ao ensino do atletismo na escola. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Bueno Aires, v. 10, n. 93, 2006. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd93/atlet.htm>. Acessado em: 11 de outubro de 2018.
NASCIMENTO, A. C. S. L. Pedagogia do esporte e o atletismo: considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva precoce. Campinas: Editora Unicamp, 2005.
PARENTE, J. W. R. Importância do atletismo na escola. WebArtigos, Revista Digital, s/l. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/importancia-do-atletismo-na-escola/81449/>. Acessado em: 11 de outubro de 2018.
RODRIGUES, D. A educação física perante a educação inclusiva: reflexões conceituais e metodológicas. Revista da Educação Física, Maringá, v. 14, n. 1. p. 67-73, 2003.
SEDORKO, C. M.; DISTEFANO, F. O atletismo no contexto escolar: possibilidades didáticas no 2ª ciclo do ensino fundamental. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Bueno Aires, v. 16, n. 165, 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd165/o-atletismo-no-contexto-escolar-possibilidades-didaticas.htm>. Acessado em: 11 de outubro de 2018.
SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, M. E. P.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1990.
SOUZA, A.; SCAGLIA, A. J.; MEDEIROS, M.; DARIDO, S. C. Dimensões pedagogia do esporte. Brasília: Editora UnB, 2004.
STUELP, M. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense 2009. Produção Didático-Pedagógica, Revista Digital, Curitiba, Paraná, v. 2, s/n, 2010. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_unioeste_educacao_fisica_md_mariane_stuelp.pdf?fbclid=IwAR0FSWiT9YXW3TYXXqCtLMcLflmHK2ylMLv3iUq7qbW5glOQH31jvgJEi8>. Acessado em: 18 de outubro de 2018.
VAGO, T. M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente. Movimento, Porto Alegre, v. 3, n. 5, p. 37-68, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Direitor Autorais Partilhados

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.