As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção

Autores

  • Gabriela Simone Harnisch Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon https://orcid.org/0000-0002-2928-062X
  • Lizete Wasem Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Shayda Muniz de Oliveira Guilherme Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Bruna Poliana Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Ana Laura Fischer Lottermann Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Douglas Roberto Borella Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p179

Palavras-chave:

Educação Física, Lutas, Escola

Resumo

Trata-se de um ensaio que teve como objetivo discursar acerca dos desafios para a inserção do conteúdo lutas na Educação Física Escolar. As lutas, apesar de contempladas nos documentos norteadores da Educação Física Escolar, ainda carecem de maior atenção, tendo em vista que, muitos empecilhos ainda são elencados para a mesma ser desenvolvida nas escolas. Sendo assim, sugere-se que as lacunas evidenciadas quanto à formação de professores em relação às lutas e a disponibilidade de materiais e espaços sejam sanadas, bem como, que a relação das lutas com a violência seja cada vez menos presente perante a comunidade escolar. Espera-se que este estudo possa suscitar a comunidade acadêmica quanto ao assunto para que tal conteúdo seja desenvolvido, conforme previsto na literatura e nos principais documentos que regulamentam a Educação Física no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Doutora e Mestra em Educação Física (FEF/UNICAMP). Licenciada em Educação Física (UNIOESTE).

Lizete Wasem Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Aluna do curso de Educação Física - Licenciatura (UNIOESTE).

Shayda Muniz de Oliveira Guilherme, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Licenciada em Educação Física (UNIOESTE). Aluna do curso de Educação Física - Bacharelado (UNIOESTE).

Bruna Poliana Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Aluna do curso de Educação Física - Licenciatura (UNIOESTE).

Ana Laura Fischer Lottermann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Aluna do curso de Educação Física - Licenciatura (UNIOESTE).

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Doutor e Mestre em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Graduado em Educação Física (UNIOESTE). Docente Efetivo do curso de Educação Física - Licenciatura da UNIOESTE.

Referências

ANTUNES, M. M. Uma breve reflexão sobre a história e as funcionalidades das artes marciais na contemporaneidade. In: ANTUNES, M. M.; ALMEIDA, J. J. G. Artes marciais, lutas e esportes de combate na perspectiva da educação física: reflexões e possibilidades. Curitiba: CRV, 2016. p. 15-42.

BARROS, A. M.; GABRIEL, R. Z. Lutas. In: DARIDO, S. C. (Org.). Educação física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011. p. 75-96

BETTI, M.; SO, M. R. Saber ou Fazer? O Ensino de lutas na educação Física Escolar. São Carlos: UFSCAR, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a base. Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_ EnsinoMedio_embaixa_site.pdf> Acessado em: 15 de março de 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07. pdf> Acessado em: 10 de marcço de 2018.

BREDA, M.; GALATTI, L.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo, Phorte, 2010.

CAMPOS, L. A. S. Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar. Várzea Paulista: Fontoura, 2014.

DEL VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo em educação física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. (Orgs.). Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006. p. 99- 109.

FABIANI, D. J. F.; SCAGLIA, A. J.; ALMEIDA, J. J. G. O jogo de faz de conta e o ensino da luta para crianças: criando ambientes de aprendizagem. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 130-42, 2016.

GOMES, M. S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2008.

HARNISCH, G. S.; SACHSER, W. F.; GUILHERME, S. M. O.; SILVA, B. P.; RAMOS, A. L. M.; FARIA, J. R. T.; BORELLA, D. R. O conteúdo lutas nas aulas de educação física dos anos finais do ensinofundamental. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2017. Anais... Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, Londrina, 2017.

LOPES, R. G. B.; KERR, T. O. O ensino das lutas na educação física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 262-79, 2015.

MATOS, J.; HIRAMA, L.; GALATTI, L. R.; MONTAGNER, P. C. A presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões, Campinas, v. 13, n. 2, p. 117-35, 2015.

MAZINI FILHO, M. L.; SIMÕES, M. R.; VENTURINI, G. R. O.; SAVÓIA, R. P.; MATTOS, D. G.; AIDAR, F. J.; COSTA, S. P. O ensino de lutas nas aulas de educação física escolar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 4, p. 176-81, 2014.

OLIVEIRA, S. B.; REIS FILHO, A. Ensino de lutas na escola: elemento pedagógico ou estímulo à violência. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 18, n. 180, 2013. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd180/ensino-de-lutas-na-escola.htm>. Acessado em: 20 de fevereiro de 2018.

RUFINO, L. G.; DARIDO, S. C. Possíveis diálogos entre Educação Física Escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-70, 2013.

RUFINO, L. G.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre: Penso, 2015.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1991.

Downloads

Publicado

14.05.2018

Como Citar

HARNISCH, G. S.; WALTER, L. W.; GUILHERME, S. M. de O.; SILVA, B. P.; LOTTERMANN, A. L. F.; BORELLA, D. R. As lutas na educação física escolar: um ensaio sobre os desafios para sua inserção. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 179–184, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p179. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19247. Acesso em: 16 abr. 2024.