Estresse em professores de educação física: potenciais causas e estratégias de enfrentamento

Autores

  • Diagnes Marostica Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Adelar Aparecido Sampaio Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2015.v13.n2.p45

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Física., estresse, docentes

Resumo

O artigo aborda situações de estresse no contexto de atuação de professores de Educação Física, objetivando reconhecer as potenciais causas e estratégias utilizadas. A metodologia utilizada se caracterizou como descritiva com abordagem qualitativa e contou com a participação de cinco professores da rede estadual de ensino, atuantes em um município do interior do Estado do Paraná. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionário sócio demográfico e entrevista, tratados com análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em três categorias de análises, de onde surgiram, principalmente, na categoria 1, causas de estresse: a falta de interesse e indisciplina dos alunos, desvalorização profissional, número excessivo de alunos, dificuldade em atender as demandas de conteúdos aos alunos, e, acúmulo de tarefas; categoria 2, consequências das situações de estresse: problemas gastrointestinais; cansaço físico e mental; sensação de medo e insegurança pela violência aos professores nas escolas; categoria 3, estratégias frente às situações de estresse: diálogo com alunos e professores, tomada de decisões com maior reflexão, vivência de espiritualidade, identificação e motivação com a profissão. Sugerimos, programas de intervenção visando otimizar o desenvolvimento profissional docente, assim como medidas sócio-políticas, em especial no contexto da Educação Física.

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Publicado

01.12.2016

Como Citar

MAROSTICA, D.; SAMPAIO, A. A. Estresse em professores de educação física: potenciais causas e estratégias de enfrentamento. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 2, p. 45–60, 2016. DOI: 10.36453/2318-5104.2015.v13.n2.p45. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/15032. Acesso em: 28 mar. 2024.