O esporte escolar na educação de tempo integral: o plano nacional de educação 2014-2024

Autores/as

  • Fernando Henrique Silva Carneiro Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiania
  • Fernando Mascarenhas Universidade de Brasília (UnB), Brasília
  • Wagner Barbosa Matias Universidade de Brasília (UnB); Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p25
Agencias de apoyo
Programa Institucional de Qualificação dos Servidores do IFG

Palabras clave:

Esporte Escolar, Educação de Tempo Integral, Plano Nacional de Educação.

Resumen

O estudo realiza uma reflexão sobre a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº 13.005/2014) e suas estratégias no que se refere a prática esportiva. A pesquisa de cunho quantitativa e qualitativa ocorreu a partir da análise documental. Percebeu-se que foi um avanço ter uma meta específica para a educação de tempo integral no referido Plano e que será mais fácil para o país atingir o percentual pretendido de escolas de tempo integral (50%) do que ter o percentual de estudantes previstos (25%). Quanto ao esporte, sem dúvida, é uma das principais atividades ofertadas, embora haja no PNE um debate que contradita atividades cognitivas com atividades recreativas, esportivas e culturais. Além disso, foi identificado que a falta de infraestrutura adequada nas escolas é um dos principais limites para o desenvolvimento das aulas, sendo sintomático disso a falta de quadras esportivas.

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Citas

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Publicado

30-06-2017

Cómo citar

CARNEIRO, F. H. S.; MASCARENHAS, F.; MATIAS, W. B. O esporte escolar na educação de tempo integral: o plano nacional de educação 2014-2024. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 25–36, 2017. DOI: 10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p25. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/15721. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Políticas Públicas de Esporte e Lazer