Comparação de testes indiretos de avaliação da aptidão cardiorrespiratória com a ergoespirometria

Autores

  • Edilson Hobold Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Lírio Levandoski Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Fernando de Souza Campos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Lucinar Forner Flores Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Miguel de Arruda Universidade de Campinas (Unicamp), Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2016.v14.n1.p45

Palavras-chave:

aptidão cardiorrespiratória, ergoespirometria, testes indiretos.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo comparar três testes indiretos de avaliação da aptidão cardiorrespiratória com o teste direto de análise de gases em adolescentes escolares do sexo masculino entre 13 e 14 anos. A amostra foi composta por 15 garotos de 13,5 ± 1,03 anos. Utilizou-se a estatística descritiva (média e desvio padrão), além da correlação linear de Pearson (r) e teste “t” de Student para dados pareados, adotando dois níveis de significância p<0,05 e p<0,01. Os resultados apontaram uma correlação forte (r=0,78) para o teste de “vai-e-vem” de 20 metros, apresentando valores estatisticamente significativos (t = -0,843, p<0,01). No teste de uma milha observou-se uma correlação moderada (r=0,62; t =2,164; p<0,05). Já no teste de Cooper se observou uma correlação fraca (r = 0,44; t = 3,181; p>0,05). Estes resultados parecem evidenciar que o teste de “vai-e-vem” de 20 metros foi o teste mais preciso para avaliar indiretamente a aptidão cardiorrespiratória na faixa etária de 13 e 14 anos neste estudo.

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Biografia do Autor

Edilson Hobold, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Curso de Educação Física - Bacharelado da UNIOESTE-PR.

Grupo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte da UNIOESTE-PR.

Miguel de Arruda, Universidade de Campinas (Unicamp), Campinas

Programa de Pós-Graduação em Educação Física da FEF/UNICAMP-SP.

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Publicado

13.11.2017

Como Citar

HOBOLD, E.; LEVANDOSKI JUNIOR, L.; CAMPOS, F. de S.; FLORES, L. F.; ARRUDA, M. de. Comparação de testes indiretos de avaliação da aptidão cardiorrespiratória com a ergoespirometria. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 2, p. 45–53, 2017. DOI: 10.36453/2318-5104.2016.v14.n1.p45. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/16684. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Atividade Física relacionada à Saúde