A contextualização na educação física

Autores/as

  • André Anderson Rossato Faculdade de Educação Física de Jacarezinho (FAEFIJA), Jacarezinho

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p109

Palabras clave:

Contextualização, Educação Física, Conhecimento, Aprendizado e Projetos.

Resumen

No presente artigo pretende-se abordar a questão da contextualização na Educação Física, cujo aprendizado dos conteúdos, articulados ao conhecimento científico, deverá estar próximo da vida pessoal do aluno e do mundo no qual ele transita. A contextualização possibilita que o educando encontre forma e sentido no que está aprendendo para aplicar em seu cotidiano, tendo assim uma aprendizagem significativa sem perder de vista novos saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARISTÓTELES. Vida e Obra. In: OS PENSADORES (Coleção). São Paulo: Abril Cultural, 1973.

BASTIEN, C. Lês connaissantes de l'enfant à adulte. Paris: Colin, 1997.

BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória: UFES, Centro de Educação Física e Desportos, 1997.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1992.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CONFEF. Carta Brasileira de Educação Física. 2001.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – ENSINO MÉDIO. Parecer nº 15.

FAZENDA, I. C. A Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. Rio de Janeiro: Scipione, 1994.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1994.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

NOGUEIRA, N. R. Aprendizagem com projetos. São Paulo: Érica, 1998.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEF, 1999.

PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PLATÃO. A República. Bauru: Edipro, 1998.

PLATÃO. Vida e Obra. In: OS PENSADORES (Coleção). São Paulo: Abril Cultural, 1973.

ROSSATO, A. A. Educação Física não é tudo, mas é 100%. Jacarezinho: Apostilado FAEFIJA, 1997.

TORRES, J. S. Globalização e Interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Publicado

01.01.2000

Cómo citar

ROSSATO, A. A. A contextualização na educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 3, n. 2, p. 109–126, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2001.v3.i2.p109. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1829. Acesso em: 28 abr. 2025.