Perfil dos professores de judô do Estado do Paraná - Brasil

Autores/as

  • Alexandre Miyaki da Silveira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Douglas Yuji Takeda Violin Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p21

Palabras clave:

Educação Física, Artes Marciais, Ensino

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil dos professores de judô do Estado do Paraná. Essa pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo de cunho qualitativo. A amostra foi composta por 64 professores de judô do Estado do Paraná. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Para a análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo e a estatística descritiva (média, percentual e desvio padrão), além de tabelas para apresentação dos resultados. Os resultados apontaram que a maioria dos professores de judô são homens, graduados ou se graduando em educação física; todos têm um prolongado tempo de prática (28,48 anos) e o principal objetivo com o judô é formar cidadãos. Em conclusão, a prática pedagógica dos senseis do Paraná vem aos poucos se alterando e se aproximando de modelos pedagógicos da educação física contemporânea. Para esses professores, o judô ainda é uma prática educativa, disciplinadora e formadora de caráter. Esse discurso educativo é atualizado ao presente por meio de dispositivos pedagógicos e lúdicos no ensino do judô no Paraná.

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Biografía del autor/a

Alexandre Miyaki da Silveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

Professor doutor do Departamento de Educação Física da UEM; Atua na instituição há 25 anos ministrando a disciplina de lutas;

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1989); Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL (2017). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá na graduação (licenciatura e bacharelado). Atua na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: idoso, lutas (judô), lúdico, exercício físico e qualidade de vida e ensino da educação física.

É graduado faixa preta 4º Dan de judô

Douglas Yuji Takeda Violin, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente cursa o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL (CAPES 4) na área de Práticas Sociais em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no judô visando a iniciação motora e desportiva de crianças em academias e escolas. Atuando também com o alto rendimento como Personal Training em academias e espaços funcionais.

Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Mestre (1999) e Doutor (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Possui PósPhD pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de estágio sênior (2015) na Universidade de Munster, Alemanha. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá na Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e no Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado). Coordena o GEL - Grupo de Estudos do Lazer (2000). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, aventura, complexidade (relações socioculturais e biodinâmicas presentes no movimento humano), cultura, recreação, formação e atuação profissional e ensino da educação física.

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Publicado

21-02-2018

Cómo citar

SILVEIRA, A. M. da; VIOLIN, D. Y. T.; PIMENTEL, G. G. de A. Perfil dos professores de judô do Estado do Paraná - Brasil. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 21–30, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p21. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18755. Acesso em: 3 jul. 2024.