Professores iniciantes de educação física: experiências da formação inicial

Autores

  • Graciele Stolarski Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Arestides Pereira da Silva Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Adelar Aparecido Sampaio Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p97

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Docência

Resumo

Objetivo: Apresentar as vivências da formação inicial de professores iniciantes de Educação Física. Métodos: O estudo é de cunho qualitativo, de caráter descritivo com abordagem e delineamento transversal, no qual participaram seis professores de Educação Física iniciantes na carreira. Como instrumento de coleta, utilizou-se a entrevista semiestruturada, com tratamento de análise de conteúdo. Resultados: Os principais resultados mostram a valorização das disciplinas de formação educacional e estágio curricular supervisionado, discrepâncias entre formação e contexto escolar e as influências das situações adversas como elementos desafiadores no início da docência. A motivação e o desejo de permanecer na profissão revelam elementos de percepção positiva de eficácia profissional. Conclusão: Conclui-se que os professores de Educação Física iniciantes sentem-se motivados para docência, embora a vivência desafiadora do choque com a realidade. Sugere-se o apoio à inserção na carreira, bem como para a permanência na profissão.

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Publicado

21.03.2019

Como Citar

STOLARSKI, G.; SILVA JUNIOR, A. P. da; AHLERT, A.; SAMPAIO, A. A. Professores iniciantes de educação física: experiências da formação inicial. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 97–107, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p97. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21826. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional