Os enfrentamentos históricos da formação e desenvolvimento profissional em educação física

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DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p237

Palabras clave:

Educação Física, Formação e Desenvolvimento Profissional, História do Tempo Presente

Resumen

Objetivo: Analisar os enfrentamentos da formação e desenvolvimento profissional em educação física, presentes desde início do século XX e, ainda, hoje, alguns não superados. Vislumbra-se despertar para um olhar crítico das determinantes: educação física, universidade, formação, mundo do trabalho e sociedade brasileira. Métodos: Para tanto, realizou-se revisão crítica da literatura pertinente ao assunto e por intermédio da sociologia do conhecimento pautou-se a discussão do problema em questão. Resultados: Constatou-se avanço significativo da área em termos científicos, recentes estudos apontam os benefícios da prática orientada de exercícios físicos para o tratamento de algumas doenças como obesidade, depressão, diabetes, Alzheimer, entre outras. No entanto, ainda é questionável a postura, intervenção profissional e práxis pedagógica. Há mais de 100 anos, enfrentamos o sentimento de “outsiders”, estigmatizados por atributos associados à desvalorização do ser professor, com baixa remuneração financeira, reconhecimento cultural, status científico e profissional da educação física, questionáveis na figuração escolar e social brasileira. Enfim, com as poucas aulas semanais de educação física escolar, dificilmente a educação do corpo brasileiro acontecerá por intermédio do processo de escolarização. Conclusão: Consequentemente, o projeto nacional de conscientização e mudança em prol de hábitos saudáveis não se concretizará, resultando em menores índices de qualidade de vida e mais gastos financeiros pessoais e governamentais.

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Biografía del autor/a

Dagmar Cynthia Hunger, Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Educação Física.

 

Maria Elisete Brigatti, Centro Universitário da Fundação Herminio (FHO)

Educação Física.

Juliana Martins Pereira, Instituto Federal do Ceará - Campus de Acaraú (IFCE)

Educação Física

Rebeca Lima Cleto, Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Educação Física.

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Publicado

24-06-2019

Cómo citar

HUNGER, D. C.; BRIGATTI, M. E.; PEREIRA, J. M.; CLETO, R. L. Os enfrentamentos históricos da formação e desenvolvimento profissional em educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 237–244, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p237. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22186. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional

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