A exposição das marcas na transmissão televisiva de jogos de futebol: um estudo de caso do campeonato gaúcho de 2008

Autores/as

  • Taís Steffenello Ghisleni Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria
  • Lauren Lopes Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria
  • Cristina Munaski Jobim Hollerbach Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i14.p47

Palabras clave:

Esporte, Futebol, Campeonato Gaúcho, Marcas, Estratégia

Resumen

Dos vários assuntos expostos na mídia, hoje em dia, o esporte é um dos que ganha destaque. Dentre as várias modalidades, o futebol se sobressai, atraindo grandes investimentos, e proporcionando aos seus anunciantes uma grande exposição. Este trabalho é um estudo de caso, no qual foram analisados dois jogos do Campeonato Gaúcho de 2008 para que fosse possível compreender o uso de marcas anunciantes em jogos de futebol. A análise foi baseada na transmissão televisiva dos jogos pela RBSTV do Rio Grande do Sul. Foram listadas todas as marcas presentes na transmissão desde o pré-jogo, as placas no campo, camisetas dos jogadores, intervalos comerciais e outras formas. O tempo de exposição de cada marca foi cronometrado, possibilitando uma avaliação da qualidade da exposição das referidas marcas.

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Citas

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Publicado

10.03.2009

Cómo citar

GHISLENI, T. S.; LOPES, L.; HOLLERBACH, C. M. J. A exposição das marcas na transmissão televisiva de jogos de futebol: um estudo de caso do campeonato gaúcho de 2008. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 14, p. 47–68, 2009. DOI: 10.36453/cefe.2009.v8.i14.p47. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2265. Acesso em: 28 abr. 2025.