Análise dos efeitos de um programa de intervenção baseado na estrutura TARGET e “Escola da Bola” na coordenação motora grossa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.191.a25504

Palavras-chave:

Desempenho Psicomotor, Intervenção, Criança

Resumo

OBJETIVO: O objetivo do trabalho foi analisar os efeitos de um novo programa de intervenção na coordenação motora grossa (CMG) de crianças entre os 05 e 10 anos, avaliadas pela bateria de testes KTK. 
MÉTODOS: O programa foi realizado em 73 estudantes, selecionados de maneira não probabilística objetiva, com idades entre 05 e 10 anos, de uma rede municipal de ensino da cidade de Curitiba/PR, Brasil, divididos em dois grupos: Grupo Controle (GC=35) e Grupo Intervenção (GI=38). A CMG foi avaliada antes e depois da intervenção por meio da bateria de testes KTK. O programa de intervenção consistiu em 12 semanas de atividades alicerçadas nas estruturas da Técnica de Motivação Orientada Para Maestria (TARGET), e no livro “Escola da Bola – Um ABC para Iniciantes nos Jogos Esportivos”. Os efeitos foram testados utilizando o Teste de Cohen e teste t (dependente e independente).
RESULTADOS: Na testagem t dependente, diferenças estatisticamente significativas foram encontradas no GI, do primeiro para o segundo momento, em todos os testes (d≥0,80). O GI obteve uma melhora significativa ao longo das 12 semanas (p<0,05), enquanto no GC não houve diferenças estatisticamente significativas. Na testagem t independente, no momento pré-intervenção (1º Momento), foram encontradas diferenças significativas (p<0,05) nas quatro tarefas, favoravelmente ao GC. No momento pós-intervenção, diferenças estatisticamente expressivas não foram observadas entre o GI e GC. 
CONCLUSÃO: Conclui-se que um programa interventivo, com duração de 12 semanas, utilizando os jogos da “Escola da Bola” em conjunto com o “TARGET”, trazem melhorias significativas no desempenho coordenativo das crianças, entre 5 e 10 anos de idade.

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Publicado

05.03.2021

Como Citar

VAZ, M. C. S. de O.; CAMPOS, W. de; KERKOSKI, M. J.; AFONSO, G. Análise dos efeitos de um programa de intervenção baseado na estrutura TARGET e “Escola da Bola” na coordenação motora grossa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 1, p. 19–24, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.191.a25504. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/25504. Acesso em: 28 mar. 2024.