Nível de conhecimento acerca dos métodos de ensino dos esportes coletivos e sua frequência de utilização na atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n2.27259Palabras clave:
Educação Física, Treinamento, Aprendizagem, Esportes, EnsinoResumen
INTRODUÇÃO: Os métodos de ensino dos esportes são meios de sistematizar o processo pedagógico para promover aprendizagem dos componentes técnico-táticos dos jogos esportivos coletivos. É possível que a aplicação apropriada dos métodos de ensino e a sua frequência de utilização estejam relacionados ao nível de conhecimento do profissional de Educação Física acerca dos mesmos, entretanto existe uma escassez de conhecimentos a respeito desta temática.
OBJETIVO: Avaliar o nível de conhecimento acerca dos métodos de ensino dos esportes coletivos e sua frequência de utilização na atuação profissional.
MÉTODOS: A amostra foi constituída por 311 profissionais de Educação Física que atuavam diretamente no processo de ensino-aprendizagem-treinamento de esportes coletivos, em escolas de esportes, academias, projetos esportivos sociais, centros esportivos, clubes e treinamento de equipes escolares. Os participantes responderam um questionário eletrônico constituído por questões relacionadas às características, objetivos e aplicações dos métodos de ensino.
RESULTADOS: Em média, o nível de conhecimento dos métodos de ensino entre os profissionais foi de 58,0±29,2% de acerto nas perguntas respondidas. Dentre as variáveis analisadas, somente o grau de formação acadêmica foi associado ao nível de conhecimento. Níveis de conhecimento superiores foram encontrados acerca dos métodos analítico e situacional, mas os profissionais parecem utilizar com maior frequência os métodos situacional e global.
CONCLUSÃO: Os resultados do presente estudo sugerem a importância da formação continuada para suprir deficiências da formação inicial dos profissionais e mudança de paradigma no processo de ensino-aprendizagem dos esportes coletivos.
Descargas
Citas
CASAGRANDE, C. G.; CAMPOS, L. A. S. Esportes coletivos: análise na utilização dos métodos de ensino e treinamento no contexto da prática da educação física. Coleção Pesquisa em Educação Física, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 77-86, 2014.
COSTA, L. C. A.; NASCIMENTO, J. V. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Journal of Physical Education, Maringá, v. 15, n. 2, p. 49-56, 2004.
COUTINHO, N. F.; SANTOS SILVA, S. A. P. Conhecimento e aplicação de métodos de ensino para os jogos esportivos coletivos na formação profissional em educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 117-44, 2009.
EKKEKAKIS, P.; ALBEE, M. J.; ZENKO, Z. Knowledge of exercise prescription guidelines across one 4-year kinesiology curriculum. Research Quarterly for Exercise and Sport, Routledge, v. 87, n. 1, p. 124-30, 2016.
GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R.; SEOANE, A. M. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of Physical Education, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153-62, 2014.
GARGANTA, J. S. Analisar o jogo nos jogos desportivos colectivos. Uma preocupação comum ao treinador e ao investigador. Horizonte, Lisboa, v. 14, p. 7-14, 1998.
GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto. Universidade do Porto, 1994.
GRECO, P. J. Revisão da metodologia aplicada ao ensino aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: GRECO, P. J. (Org.). Iniciação Esportiva Universal 2: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: UFMG, 1998. p. 39-56.
GRECO, P. J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. (Orgs.). Temas atuais VI em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health, 2001. p. 48-72.
GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal 1: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
KIRK, D.; GORELY, T. Challenging thinking about the relationship between school physical education and sport performance. European Physical Education Review, London, v. 6, n. 2, p. 119-134, 2000.
LEAL, A. G. F.; VANCINI, R. L.; GENTIL, P.; SILVA, A. A. B.; SILVA, A. C.; CAMPOS, M. H. Knowledge about sport and exercise science. Health Education, Bingley, v. 118, n. 3, p. 250-61, 2018.
LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R. S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 236-46, 2009.
MENEZES, R. P. Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 1, p. 34-41, 2012.
MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 351-73, 2014.
MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. O ensino do handebol na categoria infantil a partir dos discursos de treinadores experientes. Movimento, Porto Alegre v. 21, n. 2, p. 463-77, 2015.
MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. Teaching handball to players under-12: the perspective of Brazilian coaches. Motriz, Rio Claro, v. 23, n. 4, e101792, 2017.
MENEZES, R. P.; RAMOS, N. C.; MARQUES, R. F. R.; NUNOMURA, M. Teaching handball to U-16 and U-18 women’s teams: coaches’ perspective on the long-term. Motriz, Rio Claro, v. 24, n. 4, e101838, 2018.
MORALES, J. C. P.; GRECO, P. J. A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 291-9, 2007.
PAULA, D. S. M.; MENDES, J. C. L.; CUNHA, A. A. C.; MACHADO JUNIOR, C. A.; FREITAS, A. S. As metodologias de ensino-aprendizagem da tática em escolinhas de Futebol de Montes Claros-MG. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 10, n. 39, p. 467-74, 2018.
PINHO, S. T.; ALVES, D. M.; GRECO, P. J.; SCHILD, J. F. G. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 580-90, 2010.
RIBEIRO, L.; FIGUEIREDO, L.; PÉREZ-MORALES, J.; NASCIMENTO, G.; PORTO, D.; GRECO, P. Tactical knowledge and visual search analysis of female handball athletes from different age groups. Journal of Physical Education and Sport, Bucareste, v. 21, n. 2, p. 948-55, 2021.
SAAD, M. A.; NASCIMENTO, J. V.; BOTH, J.; MILISTETD, M. Impacto das metodologias empregadas pelos treinadores no desenvolvimento técnico-tático individual dos jogadores de futsal das categorias sub-13 e sub-15. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 22, n. 2, p. 96-105, 2014.
SANTANA, W. C. A teoria do “jogar para aprender.” In: SANTANA, W. C. (Org.). Pedagogia do futsal jogar para aprender. Londrina: Companhia Esportiva, 2019. p. 20-94.
SILVA, S. C. Investigação no uso do método analítico e global e sua contribuição para o ensino-aprendizagem do futebol e futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 10, n. 39, p. 399-410, 2018.
SILVA, M. V.; GRECO, P. J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 297-307, 2009.
SILVA JUNIOR, J. R.; VIEIRA, F. S. F.; BALBINO, H. F. Fustal e a pedagogia da iniciação uma proposta de conteúdos baseada em vivência de situações-problemas. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 339-50, 2012.
TENROLLER, C. A.; MERINO, E. Métodos e planos para o ensino dos esportes. 2. ed. Canoas: Ulbra, 2014.
TURNER, A. P.; MARTINEK, T. J. An investigation into teaching games for understanding: Effects on skill, knowledge, and game play. Research Quarterly for Exercise and Sport, Routledge, v. 70, n. 3, p. 286-96, 1999.
WALTRICK, R. D.; REIS, M. A. Iniciação e formação de atletas em futsal-desenvolvimento técnico-tático e metodologias de ensino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 8, n. 31, p. 302-12, 2016.
ZENKO, Z.; EKKEKAKIS, P. Knowledge of exercise prescription guidelines among certified exercise professionals. The Journal of Strength & Conditioning Research, Colorado Springs, v. 29, n. 5, p. 1422-32, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Direitor Autorais Partilhados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.