Saltos básicos do solo da ginástica artística: quais são, como executá-los e avaliá-los?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30713

Palabras clave:

Ginástica, Ensino, Professor

Resumen

OBJETIVO: Este estudo objetivou avaliar a percepção de professores de Ginástica Artística (GA) sobre os saltos básicos do solo, principais características, erros de execução e como ensiná-los.
MÉTODOS: Para tanto, cinco especialistas em GA participaram como fontes orais qualificadas para esta pesquisa. Os participantes receberam um formulário online contendo carta-convite, espaço para preenchimento de informações pessoais, de sua formação acadêmica e sua experiência no ensino do esporte, e perguntas a serem respondidas em áudios enviados por WhatsApp para os pesquisadores.
RESULTADOS: Os resultados mostraram que todos os professores de GA têm experiências variadas com o esporte. Não houve consenso sobre quais são os saltos básicos de solo na GA, mas, cinco foram citados por todos os entrevistados: estendido, grupado, afastado, carpado e meia-volta.
CONCLUSÃO: Esta pesquisa exploratória mostrou que, mesmo entre especialistas, pode existir diferença de entendimento sobre quais são os saltos básicos do esporte, sua forma de execução e de ensino dessas técnicas desportivas.

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Biografía del autor/a

Flávia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte UERJ: http://www.ppgcee.uerj.br/ 

CV Lattes http://lattes.cnpq.br/8287791519979361 

Google Escolar: http://scholar.google.com.br/citations?user=d7sZlmwAAAAJ  

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Flavia_Porto?ev=hdr_xprf

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Publicado

23-06-2023

Cómo citar

PORTO, F.; REIS, B. H. R.; DOMINGUES, S. B. C.; LÍRIO GURGEL, J. Saltos básicos do solo da ginástica artística: quais são, como executá-los e avaliá-los? . Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e30713, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.30713. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/30713. Acesso em: 19 may. 2024.