Pibid e o fazer docente na formação inicial de educação física e artes

Autores

  • Camila de Oliveira Rodrigues Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)
  • Fernanda de Souza Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p87

Palavras-chave:

Formação Docente, PIBID, Dança-educação

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar as possibilidades e contribuições para o processo de formação inicial em Educação Física Licenciatura e Artes, advindas da implantação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), sob a perspectiva dos integrantes do Subprojeto Dança-Educação, bem como apontar problemas e desafios da formação através da prática docente e discutir sobre o ensino da dança, seus sentidos e possibilidades na escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, tendo como participantes da pesquisa 09 (nove) acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros, com 04 (quatro) componentes pertencentes ao curso de Educação Física e 05 (cinco) deles pertencentes ao curso de Artes. O instrumento de pesquisa utilizado foi uma entrevista semiestruturada, constituída de 07 (sete) questões discursivas, construídas a partir do objetivo proposto. A análise dos dados foi feita através da análise de conteúdo que se constitui como uma das técnicas de organização e análise dos dados na pesquisa qualitativa. Concluiu-se que, após a inserção do PIBID na universidade, os acadêmicos dos cursos de Educação Física e Artes reformularam suas posturas e teorias do fazer docente, por meio das experiências vivenciadas no cotidiano escolar, repensando se realmente querem trabalhar com a docência e se estão preparados, de acordo com a formação obtida na faculdade, para enfrentar os desafios do exercício profissional.

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Biografia do Autor

Camila de Oliveira Rodrigues, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes (2011). Especialista em Ensino de Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Durante a graduação participou do Grupo de Estudos e Pesquisa em Obesidade, Sobrepeso e Atividade Física (GEPOB) e do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trabalhou no projeto Socioeducativo Dom José Mauro no município de Janaúba/Minas Gerais. Atualmente é servidora pública do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Janaúba, como professora da Educação Básica.

Fernanda de Souza Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (2002). É mestre em Educação Física, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de Aspectos socioculturais do movimento humano. É professora efetiva há 12 anos, da Educação Básica e professora substituta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente faz doutorado em Ciências da Religião, na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação Física, atuando como professora no Ensino Fundamental e na área de Dança, com Pós-Graduação em História da Arte (Unimontes); e em Dança e Consciência Corporal (Gama Filho). Atuou ainda como dançarina e professora do Grupo de Dança Compassos da Universidade Estadual de Montes Claros (Projeto de Extensão). Também participa do Projeto de Extensão Ciclo de Debates sobre a Dança, da Universidade Estadual de Montes Claros. 

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Publicado

20.09.2017

Como Citar

RODRIGUES, C. de O.; CARDOSO, F. de S. Pibid e o fazer docente na formação inicial de educação física e artes. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 15, n. 2, p. 87–96, 2017. DOI: 10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p87. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/13388. Acesso em: 28 mar. 2024.