Elaboração de planos de aulas para educação física: a percepção discente

Autores

  • Fernanda Carvalho Bittencourt de Oliveira Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete (UNIPAC)
  • Maria Teresa Sudário Rocha Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto https://orcid.org/0000-0003-4142-5593
  • Emerson Cruz de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p185

Palavras-chave:

Plano de aula, Educação Física, Escola

Resumo

O plano de aula é extremamente importante para as atividades docentes, mas pouco se discute sobre os itens que o compõe, assim como os aspectos práticos de sua elaboração. O foco da discussão centrava-se em fundamentos teóricos que também são imprescindíveis, mas que já foram bem discutidos. A reflexão pode ser ampliada, discutindo itens importantes para o registro e a sistematização da produção de conhecimentos na área da Educação Física, por meio dos planos de aulas. O objetivo do estudo foi comparar a percepção dos discentes iniciantes e concluintes de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a importância dos itens que compõem um plano de aula, bem como discutir esses itens considerando aspectos práticos da elaboração de um plano de aula. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com uma amostra de 15 graduandos com possibilidade real de conclusão do curso (grupo concluintes) e 15 graduandos do primeiro e segundo períodos (grupo iniciantes), de ambos os sexos, que receberam uma lauda de papel pautado com a solicitação de montagem de um plano de aula com o conteúdo de sua escolha. Para análise dos planos de aula, os pesquisadores tinham à sua disposição uma lista de itens previamente elencados após estudo. Para análise estatística dos dados, utilizou-se o teste Qui-Quadrado, sendo adotado nível de significância de 5%. A “descrição das atividades” foi o único item que todos aos alunos perceberam como importante e apresentaram em seus planos. O segundo item mais lembrado foi a definição de objetivos para aula. O contraponto foi a não apresentação de sugestão de “referências bibliográficas” e “espaço para comentários e reflexões após a aula”. Muito ainda precisa ser discutido sobre os demais itens que compõem um plano de aula que não deveria se resumir a uma descrição das atividades propostas para aula.

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Publicado

31.01.2018

Como Citar

OLIVEIRA, F. C. B. de; ROCHA, M. T. S.; OLIVEIRA, E. C. de. Elaboração de planos de aulas para educação física: a percepção discente. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 185–192, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p185. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17265. Acesso em: 28 mar. 2024.