Corporeidade e educação: o corpo e os novos paradigmas da complexidade

Autores/as

  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n17.p113

Palabras clave:

Corporeidade, Educação, Ação comunicativa, Teoria da complexidade.

Resumen

O presente texto discute a corporeidade e a educação no contexto da docência interdisciplinar entre professores de Educação Física e Ciências Naturais, apresentado em forma de Palestra no Encontro Nacional de Professores de Educação Física e Ciências Naturais da Rede Sinodal de Educação. Num primeiro momento são apresentados os conceitos de educação e corporeidade. A partir desses conceitos é discutido o tema da corporeidade no contexto dos paradigmas da complexidade e da ação comunicativa. A reflexão é concluída com a apresentação de desafios para um trabalho interdisciplinar entre professores de Educação Física e Ciências Naturais em torno da questão do corpo na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AHLERT, A. A eticidade da educação: o discurso de uma práxis solidária/universal. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2003.

AHLERT, A. La esperanza como eje en la formación docente: aportes de la teología de la esperanza de Jürgen Moltmann. Fundamentos em Humanidades, Universidad Nacional de San Luis, Argentina, v. 17, p. 71-84, 2008.

ASSMANN, H. Paradigmas educacionais e corporeidade. 2. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1994.

BECK, N. L. J. Educar para a vida em sociedade: estudos em ciências da educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

BOZZA, D. A.; AHLERT, A. O corpo na escola de Ensino Médio: relações e interrelações históricas, culturais e sociais. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/869-4.pdf. Acesso em: 20 abr. 2010.

DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas: Papirus, 1994.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREITAG, B. Habermas e a filosofia da modernidade. Perspectiva, São Paulo, v. 16, p. 23-45, 1993.

FRIGOTTO, G. Qualidade de Vida, Educação e Universidade. In: MACHADO, C. L. B.; BRUM, R. F. Olhares sobre o futuro: o desafio da qualidade nas condições contemporâneas do trabalho e da educação universitária. São Leopoldo: UNISINOS, 1996.

GALIAZZI, M. C. et al. (Orgs.). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

JOÃO, R. B.; BRITO, M. Pensando a corporeidade na prática pedagógica em educação física à luz do pensamento complexo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 263-272, 2004.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001.

MORIN, E. Meus Demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

PIZZI, J. Ética do discurso: a racionalidade ético-comunicativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

POZZOLI, M. T. Transformar el conocimiento en la sociedad globalizada (Pensamiento Complejo y Transdisciplinariedad). Polis, Revista de la Universidad Bolivariana, Santiago, Chile, v. 5, n. 16, p. 163-192, 2007.

PRESTES, N. M. H. Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

ROMÃO, J. E. Educação. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

SILVA, J. M. Pós-humano. Jornal Correio do Povo, Porto Alegre, 13 jul. 2003, p. 4.

Publicado

12.01.2011

Cómo citar

AHLERT, A. Corporeidade e educação: o corpo e os novos paradigmas da complexidade. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 17, p. 113–126, 2011. DOI: 10.36453/cefe.2010.v9.n17.p113. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/4529. Acesso em: 28 abr. 2025.