Envelhecimento e esporte: um estudo sobre os basqueteiros veteranos da cidade do Rio Grande - RS
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n17.p57Palabras clave:
Homens, Velhice, Esporte.Resumen
Este estudo tem o objetivo de compreender os significados que homens que se encontram na velhice atribuem à prática do basquete em Rio Grande/RS, prática essa que faz parte da história esportiva dessa cidade. Para isso buscamos um grupo de veteranos que praticasse esse esporte, e escolhemos a AVB-RG (Associação de Veteranos de Basquete do Rio Grande). Optamos por fazer uma pesquisa de cunho qualitativo com aspirações etnográficas. Para tanto realizamos dezenove idas a campo e quatro entrevistas por meio de um roteiro semi-estruturado. O grupo pesquisado é formado por aproximadamente vinte cinco integrantes, sendo que dois desses são chamados de diretores técnicos. Ao buscar compreender porque homens que se encontram na velhice participam de um grupo, outras questões surgiram, como por exemplo, a adaptação do jogo com intuito de oportunizar a participação de todos na partida, a relação dos veteranos com os participantes que possuem idades entre 15 a 35 anos, além da questão da inexistência da participação feminina nos jogos. Podemos notar por meio da análise dos resultados obtidos nas observações e nas entrevistas realizadas que a atividade esportiva, no caso o basquete, foi o que uniu esses veteranos, contudo diferentes significados foram sendo atribuídos a essa prática, por exemplo, o sentimento de pertencimento, a homosociabilidade masculina e as relações sociais estabelecidas no grupo que transpassam o esporte.
Descargas
Citas
BATISTA, M. C. A. A relação governo e sociedade na gestão da política pública de esporte e lazer no governo do estado – Gestão 1999-2001: analisando o projeto “Idosos em movimento”. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
ELIAS, N.; DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difusão, 1992.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETEBOL MASTER. Estatuto da Federação Brasileira de Basquetebol Master. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2010.
FRANÇA, M. T. Memórias do basquetebol na cidade do Rio Grande (RS). Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) – Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 2009.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
JUNQUEIRA, L. A noção de representação social na sociologia contemporânea. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 10, n. 18/19, p. 145-161, 2005.
MENNESSON, C. Être une femme dans le monde dês hommes: socialisation sportive et construction du genre. Paris: L'Harmattan, 2005.
PEIXOTO, C. E. Envelhecimento e imagem: as fronteiras entre Paris e Rio de Janeiro. São Paulo: Annablume, 2000.
SILVEIRA, R.; STIGGER, M. P. Espaço de jogo – Espaço de envelhecimento. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 29, n. 1, p. 177-192, 2007.
STIGGER, M. P. Esporte lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2002.
STIGGER, M. P. Futebol de veteranos: um estudo etnográfico sobre o esporte no cotidiano urbano. Revista Movimento, Porto Alegre, n. 7, p. 52-66, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.