A HOLDING FAMILIAR IMOBILIÁRIA E A REDUÇÃO DA TRIBUTAÇÃO DO INVESTIDOR: UM ESTUDO DE CASO EM SANTA MARIA/RS
Agências de fomento
Palavras-chave:
Holding familiar imobiliária, Pessoa física, Planejamento tributário.Resumo
Mediante uma análise multidisciplinar, os profissionais das áreas jurídica, contábil e administrativa podem se valer de distintos instrumentos para realizarem economias significativas em termos tributários para clientes que mantêm atividades de investimento em imóveis próprios. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a constituição de uma holding pode auxiliar na tomada de decisões no âmbito familiar e na realização do planejamento tributário. Para tanto, buscou-se responder à seguinte problemática de pesquisa: em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a holding familiar imobiliária é mais vantajosa na redução da tributação das atividades de aluguel de imóveis? Com o objetivo de responder a este questionamento, realizou-se um estudo de caso dos bens imóveis de uma pessoa residente de Santa Maria - RS, analisando-se os principais tributos incidentes sobre a atividade da pessoa física em relação à holding criada para o desempenho de atividades imobiliárias. Considerando os resultados obtidos para este caso, concluiu-se que, em um curto prazo, a constituição da holding familiar imobiliária não se mostrou eficaz para otimização da tributação.Publicado
18-09-2019
Como Citar
GONÇALVES, H. de S.; KESSLER, M. S. A HOLDING FAMILIAR IMOBILIÁRIA E A REDUÇÃO DA TRIBUTAÇÃO DO INVESTIDOR: UM ESTUDO DE CASO EM SANTA MARIA/RS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 225 a 246, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19502. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.