A HOLDING FAMILIAR IMOBILIÁRIA E A REDUÇÃO DA TRIBUTAÇÃO DO INVESTIDOR: UM ESTUDO DE CASO EM SANTA MARIA/RS

Autores/as

Agencias de apoyo

Palabras clave:

Holding familiar imobiliária, Pessoa física, Planejamento tributário.

Resumen

Mediante uma análise multidisciplinar, os profissionais das áreas jurídica, contábil e administrativa podem se valer de distintos instrumentos para realizarem economias significativas em termos tributários para clientes que mantêm atividades de investimento em imóveis próprios. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a constituição de uma holding pode auxiliar na tomada de decisões no âmbito familiar e na realização do planejamento tributário. Para tanto, buscou-se responder à seguinte problemática de pesquisa: em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a holding familiar imobiliária é mais vantajosa na redução da tributação das atividades de aluguel de imóveis? Com o objetivo de responder a este questionamento, realizou-se um estudo de caso dos bens imóveis de uma pessoa residente de Santa Maria - RS, analisando-se os principais tributos incidentes sobre a atividade da pessoa física em relação à holding criada para o desempenho de atividades imobiliárias. Considerando os resultados obtidos para este caso, concluiu-se que, em um curto prazo, a constituição da holding familiar imobiliária não se mostrou eficaz para otimização da tributação.

Biografía del autor/a

Hugo de Souza Gonçalves, Universidade Franciscana

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Franciscana (UFN), pesquisador e entusiasta nas áreas tributária e financeira.

Márcia Samuel Kessler, Universidade Franciscana

Professora do Curso de Direito na Universidade Franciscana – UFN. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Graduada em Direito e Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

18-09-2019

Cómo citar

GONÇALVES, H. de S.; KESSLER, M. S. A HOLDING FAMILIAR IMOBILIÁRIA E A REDUÇÃO DA TRIBUTAÇÃO DO INVESTIDOR: UM ESTUDO DE CASO EM SANTA MARIA/RS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 225 a 246, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19502. Acesso em: 7 jul. 2025.

Número

Sección

Ad