Trabalho remoto no setor público: contribuições teóricas
Remote work in the public sector: theoretical contributions
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas, Teletrabalho, Administração Pública, Trabalho Flexível.Resumo
O presente artigo objetiva, no plano teórico, esclarecer e relacionar os conceitos de trabalho remoto e suas aplicações no setor público. Para tanto, com base em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, trata das definições do trabalho remoto, do trabalho remoto e o setor público e da administração pública brasileira. O contexto atual evidencia vantagens ao poder público relacionadas à prática do trabalho remoto. O estudo se justifica a partir de uma compreensão mais aprofundada desses temas, acredita-se que é possível evoluir em termos de arranjos flexíveis e inovadores de trabalho, reduzindo custos ao setor público e proporcionando maior qualidade de vida aos colaboradores. Apesar dos avanços observados nos últimos anos, da disseminação desta prática na iniciativa privada e em âmbito estatal em outros países, o setor público brasileiro, em geral, ainda não possui uma política expressiva de trabalho remoto. No Estado de São Paulo, por exemplo, o Poder Executivo regulamentou o trabalho remoto no ano de 2017. O paradigma e a cultura da presença física devem dar lugar a formas de aferição da assiduidade que visem mais aos resultados e à produtividade do que a ocupação do espaço no órgão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.