Trabalho remoto no setor público: contribuições teóricas
Remote work in the public sector: theoretical contributions
Palabras clave:
Ciências Sociais Aplicadas, Teletrabalho, Administração Pública, Trabalho Flexível.Resumen
O presente artigo objetiva, no plano teórico, esclarecer e relacionar os conceitos de trabalho remoto e suas aplicações no setor público. Para tanto, com base em pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, trata das definições do trabalho remoto, do trabalho remoto e o setor público e da administração pública brasileira. O contexto atual evidencia vantagens ao poder público relacionadas à prática do trabalho remoto. O estudo se justifica a partir de uma compreensão mais aprofundada desses temas, acredita-se que é possível evoluir em termos de arranjos flexíveis e inovadores de trabalho, reduzindo custos ao setor público e proporcionando maior qualidade de vida aos colaboradores. Apesar dos avanços observados nos últimos anos, da disseminação desta prática na iniciativa privada e em âmbito estatal em outros países, o setor público brasileiro, em geral, ainda não possui uma política expressiva de trabalho remoto. No Estado de São Paulo, por exemplo, o Poder Executivo regulamentou o trabalho remoto no ano de 2017. O paradigma e a cultura da presença física devem dar lugar a formas de aferição da assiduidade que visem mais aos resultados e à produtividade do que a ocupação do espaço no órgão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.