A percepção de profissionais contábeis acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)

Perception of accounting professionals about Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)

Autores

  • Marcelly Ventura da Silva Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), email: marcellysilva2009@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-4168-4774
  • Renata Cristiane Vieira Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), email: recris@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-3435-6596
  • Zilton Bartolomeu Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), doutor em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), email: ziltonmartins@univali.br https://orcid.org/0000-0003-2453-6881

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.23809
Agências de fomento

Palavras-chave:

ENADE, Profissionais Contábeis, Ciências Contábeis.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a percepção de profissionais contábeis acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Utilizou-se nesta pesquisa uma metodologia quantitativa, descritiva e de levantamento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, com dezenove questões fechadas, baseado nas pesquisas de Freitas et al. (2015) e Araújo et al. (2017). A população foi de 20.880 profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), e atingiu uma amostra de 169 respondentes, representando 0,81% da população. O referido questionário teve sua aplicação entre os dias 21 de agosto e 14 de setembro de 2018. Os dados foram tabulados por meio do Google Formulários® e a técnica de análise utilizada foi a estatística descritiva, por meio da frequência relativa. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que a maioria dos respondentes da pesquisa (76,3%), não realizaram o Exame, ficando impossibilitados de realizar a segunda seção do questionário. Entretanto, foi possível identificar que a maioria dos respondentes (da parcela que realizou o ENADE) acredita que a realização da prova não contribui ou agrega valor no que diz respeito a sua carreira profissional, mas que o resultado obtido é capaz de provocar mudanças nas Instituições de Ensino Superior. No que tange ao nível de conhecimento, mais da metade dos participantes (57,5%), discordam que as questões aplicadas são capazes de mensurar tal conhecimento, e a maioria relata que o Exame apresenta dificuldade moderada.

Downloads

Publicado

25-04-2022

Como Citar

SILVA, M. V. da; VIEIRA, R. C.; MARTINS, Z. B. A percepção de profissionais contábeis acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): Perception of accounting professionals about Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 161–182, 2022. DOI: 10.48075/csar.v20i39.23809. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/23809. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)