A percepção de profissionais contábeis acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)
Perception of accounting professionals about Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.23809Palavras-chave:
ENADE, Profissionais Contábeis, Ciências Contábeis.Resumo
O presente estudo objetivou analisar a percepção de profissionais contábeis acerca do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Utilizou-se nesta pesquisa uma metodologia quantitativa, descritiva e de levantamento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, com dezenove questões fechadas, baseado nas pesquisas de Freitas et al. (2015) e Araújo et al. (2017). A população foi de 20.880 profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), e atingiu uma amostra de 169 respondentes, representando 0,81% da população. O referido questionário teve sua aplicação entre os dias 21 de agosto e 14 de setembro de 2018. Os dados foram tabulados por meio do Google Formulários® e a técnica de análise utilizada foi a estatística descritiva, por meio da frequência relativa. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que a maioria dos respondentes da pesquisa (76,3%), não realizaram o Exame, ficando impossibilitados de realizar a segunda seção do questionário. Entretanto, foi possível identificar que a maioria dos respondentes (da parcela que realizou o ENADE) acredita que a realização da prova não contribui ou agrega valor no que diz respeito a sua carreira profissional, mas que o resultado obtido é capaz de provocar mudanças nas Instituições de Ensino Superior. No que tange ao nível de conhecimento, mais da metade dos participantes (57,5%), discordam que as questões aplicadas são capazes de mensurar tal conhecimento, e a maioria relata que o Exame apresenta dificuldade moderada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.