Avaliação de desempenho do curso de graduação em administração: um estudo de caso

Performance evaluation of the undergraduate course in administration: a case study

Autores

  • Deborah de Arruda Vital KPMG Brasil, bacharel em Administração – Universidade Estadual Paulista – Unesp, email: deborahvital.15@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7606-2388
  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulista – Unesp, livre-docente em Administração Financeira – Universidade Estadual Paulista – Unesp, email: david.lopes@unesp.br https://orcid.org/0000-0001-7606-2388

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.24141
Agências de fomento

Palavras-chave:

Administração. Gestão da qualidade. Ensino superior. Modelagem por Equações Estruturais

Resumo

O crescimento na oferta dos cursos de Administração no Brasil culmina na preocupação quanto a qualidade dos profissionais egressos, além da necessidade de mecanismos de avaliação de desempenho desses cursos. Nesse contexto, o objetivo do trabalho consiste em propor e avaliar um modelo de desempenho para o processo de formação do curso de bacharelado em Administração, com posterior aplicação no curso oferecido pela Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal, onde situa-se a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Utilizou-se uma abordagem metodológica combinada com método quantitativo e qualitativo.  A partir da Modelação por Equações Estruturais usada com informações primárias extraídas junto a uma amostra de 175 egressos, compreendeu-se que o curso é uma variável latente de segundo nível, formada pelo conjunto de variáveis também latentes inseridas nas dimensões: corpo docente, infraestrutura, projeto-político-pedagógico e atividades extracurriculares, o desempenho desses construtos contribui à formação do egresso e seu resultado profissional posterior. A análise de conteúdo apresentou pontos de melhoria em relação a falta de aproximação com o mercado e atualização da metodologia de ensino.  Mesmo com as limitações da pesquisa, verifica-se o cumprimento dos objetivos estabelecidos, bem como abre espaço para futuros trabalhos na adaptação e aplicação do modelo em outras instituições.

Downloads

Publicado

25-04-2022

Como Citar

VITAL, D. de A.; SANTOS, D. F. L. Avaliação de desempenho do curso de graduação em administração: um estudo de caso: Performance evaluation of the undergraduate course in administration: a case study. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 49–84, 2022. DOI: 10.48075/csar.v20i39.24141. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/24141. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)