Avaliação de desempenho do curso de graduação em administração: um estudo de caso
Performance evaluation of the undergraduate course in administration: a case study
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v20i39.24141Palavras-chave:
Administração. Gestão da qualidade. Ensino superior. Modelagem por Equações EstruturaisResumo
O crescimento na oferta dos cursos de Administração no Brasil culmina na preocupação quanto a qualidade dos profissionais egressos, além da necessidade de mecanismos de avaliação de desempenho desses cursos. Nesse contexto, o objetivo do trabalho consiste em propor e avaliar um modelo de desempenho para o processo de formação do curso de bacharelado em Administração, com posterior aplicação no curso oferecido pela Universidade Estadual Paulista, campus de Jaboticabal, onde situa-se a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Utilizou-se uma abordagem metodológica combinada com método quantitativo e qualitativo. A partir da Modelação por Equações Estruturais usada com informações primárias extraídas junto a uma amostra de 175 egressos, compreendeu-se que o curso é uma variável latente de segundo nível, formada pelo conjunto de variáveis também latentes inseridas nas dimensões: corpo docente, infraestrutura, projeto-político-pedagógico e atividades extracurriculares, o desempenho desses construtos contribui à formação do egresso e seu resultado profissional posterior. A análise de conteúdo apresentou pontos de melhoria em relação a falta de aproximação com o mercado e atualização da metodologia de ensino. Mesmo com as limitações da pesquisa, verifica-se o cumprimento dos objetivos estabelecidos, bem como abre espaço para futuros trabalhos na adaptação e aplicação do modelo em outras instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.