Caso de ensino: Magazine Luiza e a tecnologia transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v22i42.29610

Palavras-chave:

Caso de Ensino, Estudo de Caso, Magazine Luiza, Varejo, Tecnologia

Resumo

O presente caso explora a trajetória do Magazine Luiza a partir da transversalidade tecnológica. Com investimentos em tecnologia o Magalu pôde integrar sua distribuição, dar autonomia aos vendedores e transformar os clientes em parceiros. A partir das restrições impostas pela pandemia a empresa conseguiu adaptar-se rapidamente à nova dinâmica de mercado, pois já possuíam na empresa estrutura tecnológica e a cultura da inovação. O estudo de caso pode ser aplicado no curso de Administração em disciplinas como Marketing, Empreendedorismo, Inovação, Estratégia e outras. Ao final, notas de ensino são apresentadas para guiar o uso do caso em sala de aula.

Referências

• CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração - Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações. 10ª ed. Atlas, 2020.

• MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 8ª ed. Atals, 2017.

• URDAN, F. T.; URDAN, A. T. Gestão do Composto de Marketing. 2ª ed. Atlas, 2012.

• KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15ª ed. Pearson, 2019.

• DORNELAS, J. Empreendedorismo – Transformando ideias em negócios. 7ª ed. Empreende, 2018.

• BARON, R. A.; SHANE, A. A. Empreendedorismo: Uma visão do processo. Cengage Learning, 2007.

• LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informações Gerenciais. 11ª ed. Perason, 2014.

• O’BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de Sistemas de Informação. 15ª. Bookman, 2012.

• NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Estratégia, Avaliação e Operação. 5ª ed. Atlas, 2021.

• BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 4ª ed. Saraiva, 2020.

• CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas - O Novo Papel da Gestão do Talento Humano. 5ª ed. Atlas, 2020.

• MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: Do operacional ao estratégico. 15ª ed. Saraiva, 2016.

• PORTER. M. E. Estratégia Competitiva - técnicas para análise de indústrias e da concorrência.

• MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia. 2ª ed. Elsevier, 2004.

Downloads

Publicado

11-10-2022

Como Citar

NOGAMI, V. K. da C.; FILARDI, F. Caso de ensino: Magazine Luiza e a tecnologia transversal. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 308–333, 2022. DOI: 10.48075/csar.v22i42.29610. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/29610. Acesso em: 8 maio. 2024.