Caso de ensino: Magazine Luiza e a tecnologia transversal
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v22i42.29610Keywords:
Caso de Ensino, Estudo de Caso, Magazine Luiza, Varejo, TecnologiaAbstract
O presente caso explora a trajetória do Magazine Luiza a partir da transversalidade tecnológica. Com investimentos em tecnologia o Magalu pôde integrar sua distribuição, dar autonomia aos vendedores e transformar os clientes em parceiros. A partir das restrições impostas pela pandemia a empresa conseguiu adaptar-se rapidamente à nova dinâmica de mercado, pois já possuíam na empresa estrutura tecnológica e a cultura da inovação. O estudo de caso pode ser aplicado no curso de Administração em disciplinas como Marketing, Empreendedorismo, Inovação, Estratégia e outras. Ao final, notas de ensino são apresentadas para guiar o uso do caso em sala de aula.
References
• CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração - Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações. 10ª ed. Atlas, 2020.
• MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 8ª ed. Atals, 2017.
• URDAN, F. T.; URDAN, A. T. Gestão do Composto de Marketing. 2ª ed. Atlas, 2012.
• KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 15ª ed. Pearson, 2019.
• DORNELAS, J. Empreendedorismo – Transformando ideias em negócios. 7ª ed. Empreende, 2018.
• BARON, R. A.; SHANE, A. A. Empreendedorismo: Uma visão do processo. Cengage Learning, 2007.
• LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informações Gerenciais. 11ª ed. Perason, 2014.
• O’BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de Sistemas de Informação. 15ª. Bookman, 2012.
• NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição - Estratégia, Avaliação e Operação. 5ª ed. Atlas, 2021.
• BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 4ª ed. Saraiva, 2020.
• CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas - O Novo Papel da Gestão do Talento Humano. 5ª ed. Atlas, 2020.
• MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: Do operacional ao estratégico. 15ª ed. Saraiva, 2016.
• PORTER. M. E. Estratégia Competitiva - técnicas para análise de indústrias e da concorrência.
• MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia. 2ª ed. Elsevier, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.