A iniciação científica e o desenvolvimento de competências: o caso de estudantes de secretariado executivo trilíngue da unioeste

Autores

  • Rafael Vargas Aglio Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Pós-graduando na especialização em Gestão Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Residente Técnico em Gestão Pública na Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0003-3848-0516
  • Carla Maria Schmidt Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Unioeste https://orcid.org/0000-0001-8364-2663
  • Ivanete Daga Cielo Pos-Doutora. Docente do Curso de Secretariado Executivo Trilingue - Unioeste https://orcid.org/0000-0002-9629-8571

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v24i44.30606

Palavras-chave:

Iniciação científica. Competências. Secretariado Executivo.

Resumo

As universidades brasileiras utilizam-se da pesquisa científica para contribuir com a qualidade no ensino, sendo a Iniciação Científica (IC) uma das principais formas de inclusão dos estudantes na produção de conhecimentos. Assim, considerando a relevância da IC para as mais diversas áreas do conhecimento, o presente estudo tem por objetivo analisar quais competências foram desenvolvidas nos participantes dos projetos de iniciação científica realizados no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste – Campus de Toledo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas como forma de coleta de dados. As entrevistas foram analisadas a partir da combinação da análise de conteúdo e descritiva. Os principais resultados apontam que os participantes da IC desenvolvem competências importantes para a vida acadêmica, bem como, para o desempenho profissional. Como resultado secundário, identificou-se que a iniciação também acontece pela participação dos estudantes em eventos e programas de extensão, o que reafirma a necessidade de se estimular essas práticas.

Biografia do Autor

Rafael Vargas Aglio, Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Pós-graduando na especialização em Gestão Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Residente Técnico em Gestão Pública na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Pós-graduando na especialização em Gestão Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Residente Técnico em Gestão Pública na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Carla Maria Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Unioeste

Pós doutora pela FURB.  Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Docente do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Líder go Grupo de Pesquisa GPSEB.

Ivanete Daga Cielo, Pos-Doutora. Docente do Curso de Secretariado Executivo Trilingue - Unioeste

Pós Doutora. Docente da Unioeste.

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Publicado

26-06-2023

Como Citar

VARGAS AGLIO, R.; SCHMIDT, C. M.; DAGA CIELO, I. A iniciação científica e o desenvolvimento de competências: o caso de estudantes de secretariado executivo trilíngue da unioeste. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 24, n. 44, p. 213–232, 2023. DOI: 10.48075/csar.v24i44.30606. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/30606. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)