A iniciação científica e o desenvolvimento de competências: o caso de estudantes de secretariado executivo trilíngue da unioeste
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v24i44.30606Keywords:
Iniciação científica. Competências. Secretariado Executivo.Abstract
As universidades brasileiras utilizam-se da pesquisa científica para contribuir com a qualidade no ensino, sendo a Iniciação Científica (IC) uma das principais formas de inclusão dos estudantes na produção de conhecimentos. Assim, considerando a relevância da IC para as mais diversas áreas do conhecimento, o presente estudo tem por objetivo analisar quais competências foram desenvolvidas nos participantes dos projetos de iniciação científica realizados no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Unioeste – Campus de Toledo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas como forma de coleta de dados. As entrevistas foram analisadas a partir da combinação da análise de conteúdo e descritiva. Os principais resultados apontam que os participantes da IC desenvolvem competências importantes para a vida acadêmica, bem como, para o desempenho profissional. Como resultado secundário, identificou-se que a iniciação também acontece pela participação dos estudantes em eventos e programas de extensão, o que reafirma a necessidade de se estimular essas práticas.
References
BASTOS, Flávia et al. A importância da iniciação científica para os alunos de graduação em biomedicina. Revista Eletrônica Novo Enfoque, v. 11, n. 11, p. 61-66, 2010.
BRIDI, Jamile Cristina Ajub; DE AGUIAR PEREIRA, Elisabete Monteiro. O impacto da Iniciação Científica na formação universitária. Olhar de professor, v. 7, n. 2, 2004.
CIELO, Ivanete Daga; SANCHES-CANEVESI, Fernanda Cristina; PAES, Raul Vitor Oliveira; SANTIAGO, Cibelle da Silva. Iniciação científica no ensino superior: contribuições para o desenvolvimento de competências profissionais e cientificidade na área de secretariado. In: MOREIRA, et al. A pesquisa no contexto secretarial: ensaios acadêmicos em perspectiva. São Paulo: ABPSEC, 2020.
DURANTE, D. G.; SANTOS, M. E. M. dos. Contribuições da Iniciação Científica
na formação do Secretário Executivo. In: CONGRESSO NACIONAL DE
SECRETARIADO, XVIII, 2012, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Belo
Horizonte/MG: Fenassec, 2012.
FERREIRA, Marcelo Marchine et al. Desenvolvimento de competências pela iniciação científica (ic): Capacidades de agir na vida estudantil e na vida profissional em Contabilidade para o exercício da profissão contábil. Revista Mineira de Contabilidade, v. 23, n. 1, p. 70-82, 2022.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, p. 183-196, 2001.
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 173-197, jan./abr. 2010.
MICHAELIS: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2022.
OLIVEIRA, C. S. A Importância da Iniciação Científica para a Universidade, para o Estudante e para a Comunidade. 2016.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.