Altruístas ou Egoístas? Motivações de voluntários universitários dos projetos de educação tutorial e empresas juniores
Altruistic or selfish? Motivations of university volunteers in tutorial education projects and junior enterprises
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v31i51.34664Palavras-chave:
Ensino superior, Projeto de educação tutorial, Empresa júnior, Motivação, VoluntariadoResumo
O objetivo deste artigo é analisar os fatores de motivação de alunos que participam voluntariamente dos Projetos de Educação Tutorial (PETs) e das Empresas Juniores (EJs). Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando a escala de motivação para o trabalho voluntário, desenvolvida e validada por Cavalcante (2016), abrangendo os fatores de motivação altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta. Na análise dos dados, aplicou-se estatística descritiva, correlação e Teste t. Os principais resultados definem que predomina o fator aprendizado como motivação em ambos os grupos, contudo, seguem sequências hierárquicas distintas em relação aos demais fatores: os membros das Empresas Juniores buscam também por um reconhecimento (motivos mais egoístas), enquanto os dos grupos PETs tendem a buscar solucionar injustiças sociais (motivos mais coletivos). Em síntese, o estudo considerou que os membros dos grupos procuram participar desses projetos com o objetivo de aprender e se desenvolver, explorando as determinadas populações e o seu comportamento no quesito motivação. Enquanto contribuições, focou na gestão de pessoal dos grupos PETs e EJs, compreendendo o que os instiga, como políticas de desenvolvimento humano, construção de cultura organizacional, programa de captação de voluntários, entre outras organizações fora do contexto universitário.
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