Altruístas ou Egoístas? Motivações de voluntários universitários dos projetos de educação tutorial e empresas juniores

Altruistic or selfish? Motivations of university volunteers in tutorial education projects and junior enterprises

Autores

  • Matheus de Oliveira Rocha Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Graduado em Administração - UFCG, e-mail: rochaomatheus@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4784-2294
  • Patrícia Trindade Caldas Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Doutora em Administração – UFPB, professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade - UFCG, e-mail: patrícia.trindade@professor.ufcg.edu.br https://orcid.org/0000-0002-3495-596X
  • Janayna Souto Leal Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Doutora em Administração – UFPB, professora do Departamento de Administração e Economia - UEPB, e-mail: janaynaleal@servidor.uepb.edu.br https://orcid.org/0000-0003-2620-4282
  • Maria Karolayne de Moura Costa Universidade Federal do Piauí - UFPI, Mestra em Administração - UFCG, e-mail: karolaaynemc@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8998-5090

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v31i51.34664

Palavras-chave:

Ensino superior, Projeto de educação tutorial, Empresa júnior, Motivação, Voluntariado

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os fatores de motivação de alunos que participam voluntariamente dos Projetos de Educação Tutorial (PETs) e das Empresas Juniores (EJs). Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando a escala de motivação para o trabalho voluntário, desenvolvida e validada por Cavalcante (2016), abrangendo os fatores de motivação altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta. Na análise dos dados, aplicou-se estatística descritiva, correlação e Teste t. Os principais resultados definem que predomina o fator aprendizado como motivação em ambos os grupos, contudo, seguem sequências hierárquicas distintas em relação aos demais fatores: os membros das Empresas Juniores buscam também por um reconhecimento (motivos mais egoístas), enquanto os dos grupos PETs tendem a buscar solucionar injustiças sociais (motivos mais coletivos). Em síntese, o estudo considerou que os membros dos grupos procuram participar desses projetos com o objetivo de aprender e se desenvolver, explorando as determinadas populações e o seu comportamento no quesito motivação. Enquanto contribuições, focou na gestão de pessoal dos grupos PETs e EJs, compreendendo o que os instiga, como políticas de desenvolvimento humano, construção de cultura organizacional, programa de captação de voluntários, entre outras organizações fora do contexto universitário.

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Publicado

09-12-2025

Como Citar

ROCHA, M. de O.; CALDAS, P. T.; LEAL, J. S.; COSTA, M. K. de M. Altruístas ou Egoístas? Motivações de voluntários universitários dos projetos de educação tutorial e empresas juniores: Altruistic or selfish? Motivations of university volunteers in tutorial education projects and junior enterprises. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 31, n. 51, p. 240–263, 2025. DOI: 10.48075/csar.v31i51.34664. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/34664. Acesso em: 21 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)