O papel da psicologia organizacional como metodologia de melhoria dos conflitos
The role of organizational psychology as a conflict improvement methodology
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v31i51.34771Palavras-chave:
Psicologia organizacional, Saúde mental, Bem-estarResumo
O estudo investiga o papel da psicologia organizacional como metodologia para resolução de conflitos em instituições. O objetivo é analisar como essa área pode ser aplicada para solucionar desentendimentos que impactam negativamente a produtividade e o clima organizacional. A pesquisa adotou um método qualitativo, exploratório e descritivo, com coleta de dados por meio de entrevista estruturada e análise de conteúdo conforme Bardin. Os colaboradores percebem os conflitos como divergências de interesses, valores ou objetivos, reconhecendo o papel da psicologia organizacional na mediação de conflitos e promoção do bem-estar. Também enfatizaram a importância da liderança, embora a maioria não tenha experiência com líderes que aplicam estratégias específicas para resolução de conflitos. No entanto, acreditam que uma liderança eficaz pode promover um ambiente de paz e colaboração. Conclui-se que tanto a psicologia organizacional quanto uma liderança qualificada são ferramentas essenciais para a gestão eficiente de conflitos institucionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
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