O Papel da APASFI no Processo de Inclusão e Colocação de Trabalhadores Surdos no Mercado de Trabalho
The Role of APASFI in the Process of Inclusion and Placement of Deaf Workers in the Job Market
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v30i50.34779Palavras-chave:
Surdo, Inclusão, Exclusão, Sociedade, TrabalhoResumo
A deficiência auditiva impacta significativamente a comunicação e a participação social de milhões de brasileiros. Para este grupo com surdez, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) se torna um dos meios de comunicação destes sujeitos. Dentro da sociedade o sujeito surdo detém de dificuldades de comunicação. O presente artigo tem o intuito de compreender o papel da APASFI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos Foz do Iguaçu) no processo de inclusão de colaboradores surdos em organizações. A abordagem deste trabalho é de cunho qualitativo, descritivo, de caso único, a coleta de dados foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas para esclarecer e evidenciar como é o processo de inclusão desses colaboradores. Tais entrevistas foram gravadas, e transcritas, aplicando-se a análise de conteúdo nos dados coletados. É notável pelas entrevistas o papel fundamental exercido pela APASFI, fornecendo apoio na defesa e garantia dos direitos, para promover a qualidade de vida da pessoa surda, contudo o processo de inclusão demanda de políticas públicas, investimentos e que as empresas necessitam implementar iniciativas em seu ambiente de trabalho. O estudo contribui ao evidenciar os desafios da inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho e o papel mediador de associações nesse processo, destacando a necessidade de ações efetivas para além da simples inserção legal.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei n.º 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: https://bit.ly/3ypBYpJ. Acesso em: 02 jun. 2019.
BRASIL. Lei n.º 12.319 de 01 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Disponível em: https://bit.ly/3zkzB8v. Acesso em: 01 jun. 2022.
CAMARGO, M. L. O papel da psicologia organizacional e do trabalho no enfrentamento dos desafios à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Mimesis – Ciências Humanas, v. 35 n. 2, p. 201-222, 2014.
CAMPOS, M. de L. I. L. Cultura surda: possível sobrevivência no campo da inclusão na escola regular. 2008. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
CARREIRA, D. A integração da pessoa deficiente no mercado de trabalho. São Paulo: EASP-FGV, 1997.
GURGEL, M. A. Pessoas com deficiência e o direito ao trabalho. Florianópolis – SC: Obra Jurídica, 2007.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas de Gênero. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&ind=4643&cat=-1,-2,-3,128. Acesso em: 21 jun. 2023.
LULKIN, S. A. O discurso moderno na educação dos surdos: práticas de controle do corpo e a expressão cultural amordaçada. In: SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
LUNARDI, M. L. Cartografando Estudos Surdos: currículo e relações de poder. In: SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
MARIANO LOPES, A. A.; SANCHES, E.; GEVIGIER, J. S. da S. A importância da participação social e política para a emancipação da pessoa surda. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 22, n. 42, p. 194–208, 2022.
NAÇÕES UNIDAS. Relatório da ONU sobre a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social. São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung, 1995.
PERLIN, G. O Lugar da Cultura Surda. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (Org.), A Invenção da Surdez: Cultura, alteridade, Identidade e Diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2004.
ROCHA, S. Memória e história: a indagação de Esmeralda/ Solange Rocha. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2010.
RODRIGUES, Leandro Cássio. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo de caso. Campinas, SP, 2011.
SASSAKI, R. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2006.
SCHNEIDER, P. et al. Trabalho decente para pessoas com deficiência e inclusão no mercado de trabalho. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 8, n. 18, p. 396-410, 2021.
SKLIAR, C. Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças. In: SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010b.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Editora da UFSC, 2. Ed. Rev. Florianópolis, 2009.
VIANA, A. A inserção dos Surdos no mercado de trabalho: Políticas públicas, práticas organizacionais e realidades subjetivas; Rio de Janeiro, Tese de Mestrado, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.