O Papel da APASFI no Processo de Inclusão e Colocação de Trabalhadores Surdos no Mercado de Trabalho
The Role of APASFI in the Process of Inclusion and Placement of Deaf Workers in the Job Market
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v30i50.34779Keywords:
Surdo, Inclusão, Exclusão, Sociedade, TrabalhoAbstract
A deficiência auditiva impacta significativamente a comunicação e a participação social de milhões de brasileiros. Para este grupo com surdez, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) se torna um dos meios de comunicação destes sujeitos. Dentro da sociedade o sujeito surdo detém de dificuldades de comunicação. O presente artigo tem o intuito de compreender o papel da APASFI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos Foz do Iguaçu) no processo de inclusão de colaboradores surdos em organizações. A abordagem deste trabalho é de cunho qualitativo, descritivo, de caso único, a coleta de dados foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas para esclarecer e evidenciar como é o processo de inclusão desses colaboradores. Tais entrevistas foram gravadas, e transcritas, aplicando-se a análise de conteúdo nos dados coletados. É notável pelas entrevistas o papel fundamental exercido pela APASFI, fornecendo apoio na defesa e garantia dos direitos, para promover a qualidade de vida da pessoa surda, contudo o processo de inclusão demanda de políticas públicas, investimentos e que as empresas necessitam implementar iniciativas em seu ambiente de trabalho. O estudo contribui ao evidenciar os desafios da inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho e o papel mediador de associações nesse processo, destacando a necessidade de ações efetivas para além da simples inserção legal.
References
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei n.º 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: https://bit.ly/3ypBYpJ. Acesso em: 02 jun. 2019.
BRASIL. Lei n.º 12.319 de 01 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Disponível em: https://bit.ly/3zkzB8v. Acesso em: 01 jun. 2022.
CAMARGO, M. L. O papel da psicologia organizacional e do trabalho no enfrentamento dos desafios à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Mimesis – Ciências Humanas, v. 35 n. 2, p. 201-222, 2014.
CAMPOS, M. de L. I. L. Cultura surda: possível sobrevivência no campo da inclusão na escola regular. 2008. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
CARREIRA, D. A integração da pessoa deficiente no mercado de trabalho. São Paulo: EASP-FGV, 1997.
GURGEL, M. A. Pessoas com deficiência e o direito ao trabalho. Florianópolis – SC: Obra Jurídica, 2007.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatísticas de Gênero. Brasília: IBGE, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/?loc=0&ind=4643&cat=-1,-2,-3,128. Acesso em: 21 jun. 2023.
LULKIN, S. A. O discurso moderno na educação dos surdos: práticas de controle do corpo e a expressão cultural amordaçada. In: SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
LUNARDI, M. L. Cartografando Estudos Surdos: currículo e relações de poder. In: SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
MARIANO LOPES, A. A.; SANCHES, E.; GEVIGIER, J. S. da S. A importância da participação social e política para a emancipação da pessoa surda. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 22, n. 42, p. 194–208, 2022.
NAÇÕES UNIDAS. Relatório da ONU sobre a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social. São Paulo: Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung, 1995.
PERLIN, G. O Lugar da Cultura Surda. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (Org.), A Invenção da Surdez: Cultura, alteridade, Identidade e Diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2004.
ROCHA, S. Memória e história: a indagação de Esmeralda/ Solange Rocha. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2010.
RODRIGUES, Leandro Cássio. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo de caso. Campinas, SP, 2011.
SASSAKI, R. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2006.
SCHNEIDER, P. et al. Trabalho decente para pessoas com deficiência e inclusão no mercado de trabalho. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 8, n. 18, p. 396-410, 2021.
SKLIAR, C. Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças. In: SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010b.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Editora da UFSC, 2. Ed. Rev. Florianópolis, 2009.
VIANA, A. A inserção dos Surdos no mercado de trabalho: Políticas públicas, práticas organizacionais e realidades subjetivas; Rio de Janeiro, Tese de Mestrado, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.