A imagem organizacional na visão dos usuários de uma empresa do ramo de saúde

The organizational image from the users' perspective of a healthcare company

Autores

  • Gabriele Fonseca da Silva Lara Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (Factu). Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (Factu). E-mail: gabi.fonseca912@gmail.com https://orcid.org/0009-0006-9983-8445
  • Gevair Campos Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB), Docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (Factu). E-mail: javas1989@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6909-6088

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v31i51.35351

Palavras-chave:

Imagem organizacional. Percepção do usuário. Comunicação empresarial. Estratégias de mercado.

Resumo

O presente estudo objetivou identificar a imagem organizacional percebida pelos clientes de uma empresa atuante no setor de saúde na região Noroeste de Minas Gerais. O comportamento e a comunicação empresarial são fatores críticos que impactam diretamente a percepção do público, sendo essenciais para a manutenção da reputação. A metodologia empregada foi de caráter descritivo e exploratório, adotando uma abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se um questionário comportamental, aplicado a uma amostra de 196 clientes, com o intuito de diagnosticar criticamente atributos como comunicação, atendimento, confiança e benefícios oferecidos. Os resultados revelaram que a empresa possui uma imagem majoritariamente positiva, com alta percepção de confiança (77,6% Bom/Ótimo) e valorização do cliente (70,9%). Não obstante, identificou-se a urgência no aprimoramento dos indicadores de Comunicação (31,6% Regular), Interação (31,1% Regular) e Benefícios Oferecidos (37,2% Regular). Por fim, a reputação positiva da organização está em risco de deterioração a longo prazo, sendo contingente à excelência na gestão dos processos interacionais e comunicacionais. O trabalho contribui ao fornecer um diagnóstico detalhado aos gestores, elevando a percepção sobre a importância estratégica do monitoramento contínuo da imagem corporativa.

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Publicado

09-12-2025

Como Citar

LARA, G. F. da S.; CAMPOS, G. A imagem organizacional na visão dos usuários de uma empresa do ramo de saúde : The organizational image from the users’ perspective of a healthcare company. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 31, n. 51, p. 306–324, 2025. DOI: 10.48075/csar.v31i51.35351. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/35351. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)