Os Desafios na Manutenção do Marketing de Relacionamento na Caixa Econômica Federal

Challenges in Maintaining Relationship Marketing at Caixa Econômica Federal

Autores

  • Marcelo Moreira da Silva Professor Assistente do Curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Doutorando em Administração - UNICAMP, marcelo.silva@uneal.edu.br https://orcid.org/0000-0002-8322-1890
  • Christiano França da Cunha Professor Associado na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Doutor em Ciências Contábeis – USP, mmbelli@unicamp.br https://orcid.org/0000-0001-7882-5051
  • Márcio Marcelo Belli Professor e Coordenador Associado na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Doutor em Administração – USP, christiano.cunha@fca.unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-2590-3818

DOI:

https://doi.org/10.48075/csar.v31i51.35927

Palavras-chave:

CRM. Fidelização de Clientes. Personalização. Transformação Digital.

Resumo

O estudo analisou os desafios e as estratégias do marketing de relacionamento da Caixa Econômica Federal no competitivo setor bancário, com base em uma abordagem qualitativa e uma revisão sistemática da literatura e de relatórios institucionais. A pesquisa identificou que os principais desafios do marketing de relacionamento da Caixa Econômica Federal incluem a transformação digital, a personalização, a retenção de clientes, a renegociação de dívidas e a concorrência, destacando as estratégias, como uso de tecnologia, de segmentação de mercado e de inovação para fortalecer a satisfação e a lealdade dos clientes, as quais são cruciais para superar desafios no setor bancário, contribuindo para a literatura ao integrar práticas inovadoras e oferecendo ideias para aprimorar a gestão de relacionamento em instituições financeiras.

Referências

AKRAM, M.; LI, X.; KHAN, T. The role of relationship marketing and brand love among banking consumers in an emerging market context. Journal of Financial Services Marketing, v. 29, n. 2, p. 134-149, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41264-024-00271-3. Acesso em: 8 nov. 2025.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (a). Relatório da Administração 4T2019 a 4T2023. Brasília: CAIXA, 2023. Disponível em: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/fb86b0b8-b4e9-407b-a575-ba3668a566a9/859fa33c-0277-d70b-f592-22506caf67f3?origin=1. Acesso em: 19 nov. 2024.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (b). Relatório de sustentabilidade 2019 a 2023. Brasília: Caixa Econômica Federal, 2023. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2024.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (c). Relatório Integrado CAIXA 2019 a 2023. Brasília: CAIXA, 2023. Disponível em: https://ri.caixa.gov.br/informacoes-financeiras/central-de-resultados/. Acesso em: 11 nov. 2024.

ÇALIYURT, Kıymet Tunca (Ed.). Contabilidade, Finanças, Sustentabilidade, Governança e Fraude: Teoria e Aplicação. Singapura: Springer Nature, 2023. Disponível em: https://doi.org /10.1007 / 978 -981 -99 -3346 -4. Acesso em: 18 nov. 2024.

CHANDY, Rajesh K.; TELLIS, Gerard J. Organizing for Radical Product Innovation: The Overlooked Role of Willingness to Cannibalize. Journal of Marketing Research, v. 35, n. 4, p. 474-487, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002224379803500406. Acesso em: 19 nov. 2024.

CHESBROUG, Henry. Inovação Aberta: O Novo Imperativo para Criar e Lucrar com a Tecnologia. Harvard Business School Press, 2003. Disponível em: https://hbr.org/product/open-innovation-the-new-imperative-for-creating-and-profiting-from-technology/10324-HBK-ENG. Acesso em: 19 nov. 2024.

DEMIR, A.; ARSLAN, M. Relationship marketing challenges in the Turkish banking industry. International Journal of Bank Marketing, v. 43, n. 1, p. 25-42, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJBM-02-2024-0089. Acesso em: 8 nov. 2025

GALVÃO, TF; PEREIRA, MG Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, pág. 333-344, 2015. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/ress/2022.v31n3/e2022422/>. Acesso em: 16 nov. 2024.

GOMES, M.; SANTOS, A.; ALMEIDA, L. Estratégias de marketing de relacionamento na captação de clientes de uma instituição de ensino superior à distância. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 23, n. 2, p. 44-61, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/31119/22587. Acesso em: 8 nov. 2025.

GONÇALVES FILHO, Cid; FERREIRA, Paulo Augusto Gomes; CARVALHO, Rodrigo Baroni de; VILLAÇA, Vinícius Guimarães; MACHADO, Danielle Fernandes Costa. Antecedentes da lealdade do consumidor: Estudo empírico no mercado de telefonia celular. XXXII Encontro da AMPAD. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://arquivo.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=OTM2NQ==. Acesso em: 18 nov. 2024.

GORDON, I. Marketing de Relacionamento: Estratégias e Aplicações. São Paulo: Saraiva, 2002.

KOTLER, P. Administração de Marketing . São Paulo: Pearson, 2017.

KUMAR, Indrajit; SHOME, Mihir Kumar; VERMA, Jainendra Kumar; KUMAR, Arun. Customer Relationship Management (CRM) in the Publicand Private Sector Banks in Bihar: A Comparative Study. International Journal of Management and Sustainability, v. 10, n. 4, p. 114-122, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.18488/journal.11.2021.104.114.122>. Acesso em: 19 nov. 2024.

MALKI, Djihane; BELLAHCENE, Mohammed; LATRECHE, Hela; TERBECHE, Mohammed; CHROQUI, Razane. Como o CRM social e a satisfação do cliente afetam a fidelidade do cliente. Revista Espanhola de Marketing – ESIC, v. 28, n. 4, p. 465–480, 2024. Disponível em: https://www.emerald .com /insight /2444 -9709.htm. Acesso em: 18 nov. 2024.

MORAIS, M. L. O Marketing de relacionamento como estratégia de fidelização: fatores relevantes para a satisfação dos clientes do setor bancário. Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31066. Acesso em: 11 nov. 2024.

NGUYEN, Nam Hoai; HOANG, Dung Phuong. Ligando o marketing de relacionamento à fidelidade do cliente no contexto do e-banking: o papel central da satisfação do cliente. Gadjah Mada International Journal of Business, v. 26, n. 1, p. 109-140, jan.-abr. 2024. Disponível em https://journal.ugm.ac.id/gamaijb/article/view/73450. Acesso em: 18 nov. 2024.

NGUYEN, T.; HOANG, L. Customer loyalty in the banking sector: a study from relationship marketing perspective. Asian Journal of Business Research, v. 14, n. 1, p. 78-95, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.14707/ajbr.2403. Acesso em: 8 nov. 2025

NYAKUNDI, P.; OYUGI, M.; MWANGI, J. Relationship marketing and customer loyalty among deposit-taking SACCOS in Western Kenya. African Journal of Marketing Management, v. 16, n. 3, p. 201-213, 2024. Disponível em: https://academicjournals.org/journal/AJMM/article-full-text/4B123C7. Acesso em: 8 nov. 2025

O MEU CRÉDITO. Tendências de marketing digital no setor bancário para 2023. Disponível em: <https://omeucredito.com/dicas/tendencias-de-marketing-digital-no-setor-bancario-para-2023/>. Acesso em: 16 nov. 2024.

ROSÁRIO, Albérico Travassos; CASACA, Joaquim A. Marketing de relacionamento e satisfação do cliente: Uma revisão sistemática da literatura. Estudos Gerenciales, v. 169. Disponível em: <10.18046 /j.estger/10.18046/>. Acesso em: 16 nov. 2024.

TOTVS. Churn: o que é, como calcular e reduzir. Disponível em: https://www.totvs.com. Acesso em: 16 nov. 2024.

UNES, B. V. J.; SILVEIRA, A. M.; SILVA, R. S. Fatores relevantes para a fidelização de clientes no setor bancário. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 2, e2828, 2019. Disponível em: SciELO. Acesso em: 11 nov. 2024.

VERHOEF, Peter C.; LIMÃO, Katherine N.; PARASURAMAN, A.; ROGGEVEEN, Anne; TSIROS, Michael; SCHLESINGER, Leonard A. Criação da Experiência do Cliente: Determinantes, Dinâmica e Estratégias de Gestão. Revista do Varejo, v. 85, n. 1, pág. 31-41, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022435908000845?via%3Dihub. Acesso em: 19 nov. 2024.

ZUCCO, F. D. et al. Marketing de relacionamento e reputação corporativa: estudo do setor bancário. Revista Brasileira de Administração e Inovação, v. 19, n. 3, p. 86-102, 2022. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rbai/article/view/7470. Acesso em: 8 nov. 2025.

ZUCCO, J. D. A.; SANTOS, S. S. S.; BEGNINI, S.; CARVALHO, C. E. Marketing de relacionamento no setor financeiro: impacto na fidelização de clientes. RAU Revista de Administração Unimep, v. 19, n. 7, p. 225-240, jan.-maio 2022. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2024.

Downloads

Publicado

09-12-2025

Como Citar

MOREIRA DA SILVA, M.; FRANÇA DA CUNHA, C.; MARCELO BELLI, M. Os Desafios na Manutenção do Marketing de Relacionamento na Caixa Econômica Federal: Challenges in Maintaining Relationship Marketing at Caixa Econômica Federal. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 31, n. 51, p. 19–43, 2025. DOI: 10.48075/csar.v31i51.35927. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/35927. Acesso em: 20 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)