Challenges in Maintaining Relationship Marketing at Caixa Econômica Federal
Challenges in Maintaining Relationship Marketing at Caixa Econômica Federal
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v31i51.35927Keywords:
CRM. Fidelização de Clientes. Personalização. Transformação Digital.Abstract
Relationship marketing is essential for the success of financial institutions, especially in a competitive environment. Caixa Econômica Federal, as one of the largest financial institutions in Brazil, faces significant challenges in maintaining relationship marketing. This article analyzes the main challenges to customer retention and suggests strategies to overcome them. The study employed a qualitative and exploratory approach, with a systematic literature review and Caixa reports to investigate relationship marketing and its challenges in the banking sector. The research identified that the main challenges of relationship marketing at Caixa Econômica Federal include digital transformation, personalization, customer retention, debt renegotiation, and competition, highlighting strategies such as the use of technology, market segmentation, and innovation to strengthen customer satisfaction and loyalty, which are crucial to overcoming challenges in the banking sector, contributing to the literature by integrating innovative practices and providing insights to improve relationship management in financial institutions.
References
AKRAM, M.; LI, X.; KHAN, T. The role of relationship marketing and brand love among banking consumers in an emerging market context. Journal of Financial Services Marketing, v. 29, n. 2, p. 134-149, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1057/s41264-024-00271-3. Acesso em: 8 nov. 2025.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (a). Relatório da Administração 4T2019 a 4T2023. Brasília: CAIXA, 2023. Disponível em: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/fb86b0b8-b4e9-407b-a575-ba3668a566a9/859fa33c-0277-d70b-f592-22506caf67f3?origin=1. Acesso em: 19 nov. 2024.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (b). Relatório de sustentabilidade 2019 a 2023. Brasília: Caixa Econômica Federal, 2023. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2024.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (c). Relatório Integrado CAIXA 2019 a 2023. Brasília: CAIXA, 2023. Disponível em: https://ri.caixa.gov.br/informacoes-financeiras/central-de-resultados/. Acesso em: 11 nov. 2024.
ÇALIYURT, Kıymet Tunca (Ed.). Contabilidade, Finanças, Sustentabilidade, Governança e Fraude: Teoria e Aplicação. Singapura: Springer Nature, 2023. Disponível em: https://doi.org /10.1007 / 978 -981 -99 -3346 -4. Acesso em: 18 nov. 2024.
CHANDY, Rajesh K.; TELLIS, Gerard J. Organizing for Radical Product Innovation: The Overlooked Role of Willingness to Cannibalize. Journal of Marketing Research, v. 35, n. 4, p. 474-487, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002224379803500406. Acesso em: 19 nov. 2024.
CHESBROUG, Henry. Inovação Aberta: O Novo Imperativo para Criar e Lucrar com a Tecnologia. Harvard Business School Press, 2003. Disponível em: https://hbr.org/product/open-innovation-the-new-imperative-for-creating-and-profiting-from-technology/10324-HBK-ENG. Acesso em: 19 nov. 2024.
DEMIR, A.; ARSLAN, M. Relationship marketing challenges in the Turkish banking industry. International Journal of Bank Marketing, v. 43, n. 1, p. 25-42, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJBM-02-2024-0089. Acesso em: 8 nov. 2025
GALVÃO, TF; PEREIRA, MG Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 2, pág. 333-344, 2015. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/ress/2022.v31n3/e2022422/>. Acesso em: 16 nov. 2024.
GOMES, M.; SANTOS, A.; ALMEIDA, L. Estratégias de marketing de relacionamento na captação de clientes de uma instituição de ensino superior à distância. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 23, n. 2, p. 44-61, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/31119/22587. Acesso em: 8 nov. 2025.
GONÇALVES FILHO, Cid; FERREIRA, Paulo Augusto Gomes; CARVALHO, Rodrigo Baroni de; VILLAÇA, Vinícius Guimarães; MACHADO, Danielle Fernandes Costa. Antecedentes da lealdade do consumidor: Estudo empírico no mercado de telefonia celular. XXXII Encontro da AMPAD. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://arquivo.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=OTM2NQ==. Acesso em: 18 nov. 2024.
GORDON, I. Marketing de Relacionamento: Estratégias e Aplicações. São Paulo: Saraiva, 2002.
KOTLER, P. Administração de Marketing . São Paulo: Pearson, 2017.
KUMAR, Indrajit; SHOME, Mihir Kumar; VERMA, Jainendra Kumar; KUMAR, Arun. Customer Relationship Management (CRM) in the Publicand Private Sector Banks in Bihar: A Comparative Study. International Journal of Management and Sustainability, v. 10, n. 4, p. 114-122, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.18488/journal.11.2021.104.114.122>. Acesso em: 19 nov. 2024.
MALKI, Djihane; BELLAHCENE, Mohammed; LATRECHE, Hela; TERBECHE, Mohammed; CHROQUI, Razane. Como o CRM social e a satisfação do cliente afetam a fidelidade do cliente. Revista Espanhola de Marketing – ESIC, v. 28, n. 4, p. 465–480, 2024. Disponível em: https://www.emerald .com /insight /2444 -9709.htm. Acesso em: 18 nov. 2024.
MORAIS, M. L. O Marketing de relacionamento como estratégia de fidelização: fatores relevantes para a satisfação dos clientes do setor bancário. Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31066. Acesso em: 11 nov. 2024.
NGUYEN, Nam Hoai; HOANG, Dung Phuong. Ligando o marketing de relacionamento à fidelidade do cliente no contexto do e-banking: o papel central da satisfação do cliente. Gadjah Mada International Journal of Business, v. 26, n. 1, p. 109-140, jan.-abr. 2024. Disponível em https://journal.ugm.ac.id/gamaijb/article/view/73450. Acesso em: 18 nov. 2024.
NGUYEN, T.; HOANG, L. Customer loyalty in the banking sector: a study from relationship marketing perspective. Asian Journal of Business Research, v. 14, n. 1, p. 78-95, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.14707/ajbr.2403. Acesso em: 8 nov. 2025
NYAKUNDI, P.; OYUGI, M.; MWANGI, J. Relationship marketing and customer loyalty among deposit-taking SACCOS in Western Kenya. African Journal of Marketing Management, v. 16, n. 3, p. 201-213, 2024. Disponível em: https://academicjournals.org/journal/AJMM/article-full-text/4B123C7. Acesso em: 8 nov. 2025
O MEU CRÉDITO. Tendências de marketing digital no setor bancário para 2023. Disponível em: <https://omeucredito.com/dicas/tendencias-de-marketing-digital-no-setor-bancario-para-2023/>. Acesso em: 16 nov. 2024.
ROSÁRIO, Albérico Travassos; CASACA, Joaquim A. Marketing de relacionamento e satisfação do cliente: Uma revisão sistemática da literatura. Estudos Gerenciales, v. 169. Disponível em: <10.18046 /j.estger/10.18046/>. Acesso em: 16 nov. 2024.
TOTVS. Churn: o que é, como calcular e reduzir. Disponível em: https://www.totvs.com. Acesso em: 16 nov. 2024.
UNES, B. V. J.; SILVEIRA, A. M.; SILVA, R. S. Fatores relevantes para a fidelização de clientes no setor bancário. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26, n. 2, e2828, 2019. Disponível em: SciELO. Acesso em: 11 nov. 2024.
VERHOEF, Peter C.; LIMÃO, Katherine N.; PARASURAMAN, A.; ROGGEVEEN, Anne; TSIROS, Michael; SCHLESINGER, Leonard A. Criação da Experiência do Cliente: Determinantes, Dinâmica e Estratégias de Gestão. Revista do Varejo, v. 85, n. 1, pág. 31-41, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022435908000845?via%3Dihub. Acesso em: 19 nov. 2024.
ZUCCO, F. D. et al. Marketing de relacionamento e reputação corporativa: estudo do setor bancário. Revista Brasileira de Administração e Inovação, v. 19, n. 3, p. 86-102, 2022. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rbai/article/view/7470. Acesso em: 8 nov. 2025.
ZUCCO, J. D. A.; SANTOS, S. S. S.; BEGNINI, S.; CARVALHO, C. E. Marketing de relacionamento no setor financeiro: impacto na fidelização de clientes. RAU Revista de Administração Unimep, v. 19, n. 7, p. 225-240, jan.-maio 2022. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.