A CENTRALIDADE DO ARGUMENTO NEOLIBERAL EM VON MISES, HAYEK E FRIEDMAN: UMA VIA PARA A CRÍTICA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
, Neoliberalismo, liberalismo, Ludwig von Mises, Milton Friedman, Friedrich August von Hayek, ceticismo, justiça, educação, igualdade de oportunidades, livre mercado, pluralidade, ordem espontânea.Resumo
Este artigo encontra-se dividido basicamente em três matérias. Em um primeiro momento promoveremos a abordagem de questões metodológicas ligadas à teoria liberal e que supomos ser indispensáveis para a compreensão das categorias liberais por analisar. Em um segundo momento nos ocuparemos de algumas das categorias centrais que relacionam o pensamento liberal em von Mises, Hayek e Friedman, dentre as quais ressalta, por exemplo, a ordem espontânea hayekiana. Em um terceiro momento trataremos de questões materiais, especialmente os conceitos de justiça e de intervencionismo estatal. Através da exposição de alguns dos conceitos fundamentais do neoliberalismo este artigo visa propiciar uma melhor compreensão das categorias propostas através dos quais tem lugar o desenvolvimento dos debates centrais nesta matéria nas sociedades contemporâneas.Downloads
Publicado
03-11-2013
Como Citar
BUENO, R. A CENTRALIDADE DO ARGUMENTO NEOLIBERAL EM VON MISES, HAYEK E FRIEDMAN: UMA VIA PARA A CRÍTICA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 9 a 34, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8804. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.