A CENTRALIDADE DO ARGUMENTO NEOLIBERAL EM VON MISES, HAYEK E FRIEDMAN: UMA VIA PARA A CRÍTICA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • ROBERTO BUENO

Palabras clave:

, Neoliberalismo, liberalismo, Ludwig von Mises, Milton Friedman, Friedrich August von Hayek, ceticismo, justiça, educação, igualdade de oportunidades, livre mercado, pluralidade, ordem espontânea.

Resumen

Este artigo encontra-se dividido basicamente em três matérias. Em um primeiro momento promoveremos a abordagem de questões metodológicas ligadas à teoria liberal e que supomos ser indispensáveis para a compreensão das categorias liberais por analisar. Em um segundo momento nos ocuparemos de algumas das categorias centrais que relacionam o pensamento liberal em von Mises, Hayek e Friedman, dentre as quais ressalta, por exemplo, a ordem espontânea hayekiana. Em um terceiro momento trataremos de questões materiais, especialmente os conceitos de justiça e de intervencionismo estatal. Através da exposição de alguns dos conceitos fundamentais do neoliberalismo este artigo visa propiciar uma melhor compreensão das categorias propostas através dos quais tem lugar o desenvolvimento dos debates centrais nesta matéria nas sociedades contemporâneas.

Publicado

03-11-2013

Cómo citar

BUENO, R. A CENTRALIDADE DO ARGUMENTO NEOLIBERAL EM VON MISES, HAYEK E FRIEDMAN: UMA VIA PARA A CRÍTICA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 9 a 34, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8804. Acesso em: 28 may. 2024.

Número

Sección

Ad