TRÁFICO DE DROGAS COMO DELITO PERMANENTE E POSSIBILIDADE DE FLAGRANTE ATEMPORAL VERSUS DIREITO FUNDAMENTAL À INVIOLABILIDADE DOMICILIAR: (IM)POSSIBILIDADE DE CONTROLE DO PODER PUNITIVO
Keywords:
Delito permanente, inviolabilidade domiciliar, tráfico de drogas.Abstract
Legislação ambígua somada à mentalidade excessivamente repressiva de parte dos operadores do direito são a fórmula principal para o mau uso das instituições do Direito Penal e do Direito Processual Penal, capazes de causar lesões arbitrárias a direitos humanos fundamentais que não seriam afetados sob um controle racional do poder punitivo. Visando a combater a crescente tendência punitivista e conformar o atual sistema penal com os ditames da Constituição Cidadã de 1988, este trabalho busca analisar a possibilidade de prisão em flagrante através da entrada não autorizada em domicílio fundamentada nas modalidades permanentes do crime de tráfico de drogas. Para isso, confronta doutrina e jurisprudência recentes e analisa as políticas públicas de combate ao narcotráfico sob uma ótica criminológica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.