DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS NO SETOR CALÇADISTA DA CONURBAÇÃO CRAJUBAR-CE
Keywords:
Setor calçadista, resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável.Abstract
As cidades sul cearenses, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (CRAJUBAR), formam uma conurbação de destaque na economia do Estado do Ceará. Juntas somam um Produto Interno Bruto de R$ 3,26 bilhões (IPECE, 2010), resultado das atividades econômicas que são, basicamente, voltadas ao turismo religioso, científico e ambiental, bem como o setor calçadista, alvo desse estudo. Este setor, para o ano de 2013, representou 20,11% do total de empresas industriais da região, além de 47,66% dos empregos e, 41,41% da massa salarial gerada pela indústria (RAIS, 2013). Contudo, diante o potencial econômico do setor calçadista, especula-se, se este setor da indústria se atenta para as questões ambientais, especialmente no tocante à gestão dos resíduos sólidos. Posto isto, este trabalho tem como finalidade analisar a gestão dos resíduos sólidos industriais no setor calçadista da conurbação CRAJUBAR, cujos objetivos específicos são: caracterizar o setor na região; elencar os conceitos referentes à sustentabilidade com o modo de produção pelo setor industrial; e apresentar o processo de produção e destinação dos resíduos sólidos por este setor. Com a finalidade de atingir os objetivos propostos, aplicou-se nas empresas do ramo calçadista, alguns questionários com o intuito de obter os dados primários de que necessita para a pesquisa. No tocante à metodologia, tomando como auxílio o ferramental estatístico, foram os dados tratados de forma descritiva e, conformados na forma de tabelas e gráficos. Em suma, os resultados obtidos apontam inadequações na produção/descarte dos resíduos sólidos por estas empresas, emergindo a tese de que há uma desarticulação entre os agentes do setor público e privado, apontando que é exígua a gestão de resíduos sólidos na região.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.