Diálogo entre a História e a Antropologia: os Mbayá-Guaicuru
Keywords:
sujeito histórico, índios, colonizaçãoAbstract
No período colonial os ibéricos e os índios encontraram-se na Capitania do Mato Grosso e iniciaram o enfrentamento. Um dosgrupos indígenas que passaram a ser alvo da política ibérica de
colonização foi o dos Mbayá-Guaicuru, no atual Estado do Mato Grosso do Sul. Para analisar a história do confronto e encontro dos Mbayá-Guaicuru e os ibéricos tornou-se imprescindível para o historiador estabelecer um diálogo com o conhecimento antropológico. E a partir dessas reflexões repensar algumas leituras teóricas como, por exemplo, a da visão maniqueísta, a da visão romântica, a da dominação cultural, a da aculturação, a da transfiguração e da inter-relação na história desse encontro. Os índios devem ser compreendidos como sujeitos históricos plenos inseridos em eixos temporais e espaciais próprios.
Downloads
Published
01-01-2000
How to Cite
WEBER, A. Diálogo entre a História e a Antropologia: os Mbayá-Guaicuru. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 7, n. 12, p. p. 51–67, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/2003. Acesso em: 16 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.