GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR
Supporting Agencies
Keywords:
Gestão do conhecimento, Instituição de Ensino Superior, Vantagem competitiva.Abstract
O artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento da gestão do conhecimento e suas contribuições para o alcance de vantagens competitivas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior privadas (IES) de Maringá/PR. As IES podem ser entendidas como organizações, que, devido a sua complexidade e crescente concorrência, exige de seus gestores e docentes particular atenção quanto ao uso de recursos estratégicos para o alcance de vantagens competitivas, com destaque para o conhecimento. Quanto ao método, é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador e um docente de cada curso, com objetivo de identificar os recursos internos, tipos de conhecimento e o processo de conversão do conhecimento nas IES pesquisadas. Os resultados levantaram a importância que as instituições dão ao conhecimento existente nelas, o incentivo à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos entre docentes e alunos, e a aplicação deles em projetos, inovações e relacionamentos que proporcionam benefícios a elas e colaboram para o alcance de vantagens competitivas.Downloads
Published
27-11-2018
How to Cite
COSTA, L. V.; AUGUSTO, C. A.; NUNES, T. S. N. S. GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 44–67, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21149. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.