Subvenções Governamentais: geração e distribuição de valor adicionado em empresas de Utilidade Pública da B3
Government Grants: generation and distribution of value-added in B3 Public Utility companies
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v28i48.34115Keywords:
Subvenção Governamental, Distribuição de valor, Geração de valorAbstract
O objetivo deste estudo é compreender se as subvenções governamentais influenciaram os índices de geração e distribuição de valor adicionado das empresas de utilidade pública. A amostra foi composta por 47 empresas do setor de utilidade pública, listadas na B3 durante os anos de 2020 a 2022. A coleta dos dados foi feita através de análise documental, utilizando as demonstrações financeiras padronizadas publicadas pelas empresas. A análise dos dados foi feita por meio do cálculo dos indicadores de geração e distribuição do valor adicionado e da análise das médias amostrais, para avaliar se a diferença das médias dos indicadores entre empresas que receberam e não receberam subvenções governamentais são estatisticamente significativas. Para isso foram conduzidos dois testes, utilizando a ferramenta Real Statistics, suplemento do Excel, sendo o teste de normalidade de Shapiro-Wilk, o qual indicou uma distribuição não normal da amostra, e em seguida, utilizou-se o teste de Mann-Whitney. Os resultados do teste estatístico revelam que as empresas que recebem subvenções governamentais apresentam uma distribuição de valores significativamente diferente daquelas que não recebem. Em relação aos indicadores de distribuição e geração de valor, os cálculos revelam que empresas que não recebem subvenções tendem a distribuir mais recursos para pessoal, capital de terceiros e capital próprio, e empresas com subvenções tendem a direcionar uma parcela maior ao governo. Por outro lado, em relação à geração de valor, as empresas que recebem subvenções demonstram um desempenho melhor, contribuindo mais para a sociedade. Portanto, conclui-se que as subvenções governamentais podem não estar cumprindo plenamente seu propósito de aumentar o retorno à sociedade através da distribuição de valores para o grupo de empresas selecionado, mas desempenham um papel importante na geração de valor.
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