Maximização da margem de contribuição de uma indústria de Pré-moldados: uma aplicação da programação linear
Maximizing the contribution margin of an industry of Premolds: an application of linear programming
DOI:
https://doi.org/10.48075/csar.v30i50.35019Abstract
O objetivo dessa pesquisa foi propor um modelo de programação linear que permita a maximização da margem de contribuição de uma indústria de pré-moldados. Utilizou-se o método de análise documental, observação direta e entrevista semiestruturada com gestores. Para o problema de definição do mix de produção, existem dez restrições que foram analisadas na observação da produção da estaca, sendo; mão de obra, matéria-prima, tempo de equipamento e espaço de estocagem. Com objetivo de encontrar a solução ótima (quantidades dos produtos), aplicou-se a programação linear através da ferramenta Solver do Microsoft Office Excel. Os resultados demonstraram que a solução ótima, é produzir 916 unidades da estaca do tipo 8x20 e 131 unidades da estaca do tipo 8x30 tendo uma margem de contribuição ótima de R$429.852,72. Foi realizado um comparativo da solução ótima com um rateio para cada produto sendo identificado que a margem de contribuição será menor e ainda a empresa terá problemas com a falta de mão de obra e de matéria-prima caso opte por não usar a solução ótima. O presente trabalho mostrou como a pesquisa operacional pode contribuir para a busca da otimização das operações que ocorrem dentro de uma empresa.
References
AZEVEDO, Ariane Schio de et al. Otimização do mix de produção em uma indústria de tintas e revestimentos. In: MACHADO, M. W. K. (org). Engenharia de Produção: What's Your Plan? Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p.453-472. ISBN 978-85-7247-253-1
BERBEL, José Divanil Spósito. Introdução à contabilidade e análise de custos: simples & prático. São Caetano do Sul: Editora STS, 2003.
BERTÓ, Dalvio José; BEULKE, Rolando. Gestão de custos. São Paulo: Saraiva, 2006.
BLOCHER, Edward et al. Gestão estratégica de custos. 3a ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.
CAMPOS, Gervaldo Rodrigues. Gestão de custos industriais: a prática das empresas agroindustriais da região noroeste do estado do Paraná. Revista Ciência Empresa, v. 14, n. 2, p. 315-328, 2013.
CHAGAS, José Ferreira; NOSSA, Valcemiro. Usando programação linear na contabilidade decisorial. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 107, p. 1-24, 1997.
COSTA, Daniel Fonseca; ROSA, Laís Castro. Programação e planejamento da produção baseados na margem de contribuição para otimização do resultado. Revista Mineira de Contabilidade, v. 13, n. 51, p. 24-34, 2013.
CRISÓSTOMO, Vicente Lima et al. Tecnologia da informação no ensino de contabilidade. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 10, p. 45-52, 2002.
GIBBON, Artur Roberto de Oliveira; RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. O uso da programação dinâmica pela contabilidade de custos na otimização de recursos escassos. Contabilidade Vista & Revista Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 73-89, 2004.
GONÇALVES, A.; KOPROWINSKI, S. O. Pequena empresa no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
HILLIER, Frederick; LIEBERMAN, Gerald. Introdução a pesquisa operacional. 8ª ed. São Paulo: McGraw- Hill, 2006.
LINS, Luiz dos Santos; SILVA, Raimundo Nonato Souza. Gestão de custos: contabilidade, controle e análise. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEGLIORINI, Evandir. Custos: análise e gestão. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
MORES, Claudionor José et al. Programação linear: estudo de caso com utilização do solver da microsoft excel. Revista Universo Contábil, v. 2, n. 2, p. 54-66, 2006.
ODORIZZI, Diego et al. Análise de custos industriais: um estudo em uma indústria de máquinas de Ibirama-SC. Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 2, n. 1, p. 99-102, 2013.
PADOVEZE, Clóvis Luis. Contabilidade de custos: teoria, prática, integração com sistemas de informações (ERP). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
OLIVEIRA, Vinicius Souza et al. Aplicabilidade de um problema de mix ótimo de produção na área de vendas em uma Associação Estudantil. Engenharia de Produção: planejamento e controle da produção em foco. v. 2, n.1, p. 24-35, 2021. doi 10.37885/210303648
RIBEIRO, Evandro Marcos Saidel; SOARES, Mara Alves; NAGANO, Marcelo Seido. Utilização da programação linear no ensino da contabilidade de custos: uma comparação com as práticas tradicionais. In. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Custos. 2007, João Pessoa, 2007.
RODRIGUES, Edimara da Silva; GRESELE, Wanderson Dutra; WALTER, Silvana Anita. Análise do custo-volume-lucro em uma pequena empresa do segmento de alimentação. Ciências Sociais Aplicadas em Revista. v. 25, n. 45, 2023. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/31546. Acesso em: 27 jun. 2025.
ROMÃO, Ana Lúcia; PEREIRA, Ana Luísa. A implementação do sistema de contabilidade de custos nos municípios portugueses. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 27, p. 165-186, 2015.
SANCHES, Bárbarah Kristine Ruiz et al. Fatores antecedentes do uso de pesquisa operacional como ferramenta estratégica nas organizações. Revista Administração em Diálogo, v. 20, n. 2, p. 94-122, 2018.
SANTOS, Joel José. Formação do preço e do lucro: custos marginais para formação de preços referenciais. São Paulo: Atlas, 1994.
SANTOS, Ademilson Rodrigues dos; ALMEIDA Lauro Brito de. Práticas de contabilidade de custos: uma investigação nas indústrias Paranaense. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 2, n. 1, p. 19-34, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ciências Sociais Aplicadas em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.