UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL: AVANÇOS E RETROCESSOS NAS PRÁTICAS PELA INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Keywords:
Direito comparado, MERCOSUL, União EuropeiaAbstract
O trabalho apresenta um estudo comparado da formação e do funcionamento da União Europeia e do Mercosul, abordando a estrutura legal de cada uma das instituições, suas divergências e pontos em comum, as dificuldades de um e de outro sistema em função das realidades diferenciadas e de uma política de cooperação que faz do Mercado Comum do Sul ainda uma promessa em relação a muitos dos seus objetivos, boa parte ainda não alcançada em função mesmo do modelo de integração adotado. O estudo trata também das limitações de cooperação entre os países da União Europeia, as quais deram origem a um novo “Tratado Reformador”, como ficou conhecido o Tratado de Lisboa, destinado a substituir a Constituição Europeia, não ratificada por vários países considerados fortes na região e por isso mesmo, descartada pela Instituição. Avalia-se, ainda, as políticas comuns de uma e de outra instituição, para finalizar com uma comparação dos êxitos e fracassos de ambas nos últimos anos.Downloads
Published
02-09-2013
How to Cite
DAL BOSCO, M. G.; FRANÇA, A. C. D. UNIÃO EUROPEIA E MERCOSUL: AVANÇOS E RETROCESSOS NAS PRÁTICAS PELA INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 201–214, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8548. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.