APLICAÇÃO DAS ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: ESTUDO MULTICASO DE PREFEITURAS DA REGIÃO DE JABOTICABAL
Keywords:
Gestão Pública Municipal, Escolas de Pensamento estratégico, Participação social.Abstract
Tendo em vista o retrospecto histórico da gestão pública no Brasil, o estudo levanta os principais desafios da gestão municipal em sua eficiência e eficácia, assim como na capacidade de envolver a participação social. Na atualidade o contexto global está em constante transformação e exige maior flexibilidade na gestão pública. No presente esforço de pesquisa o objetivo foi identificar as estratégias usadas nas prefeituras de pequenos municípios da região de Jaboticabal-SP, de forma a entender quais escolas de pensamento estratégico predominam na gestão local. Assim o uso de determinada escola de pensamento estratégico possibilita o entendimento da situação atual, explica suas limitações e suas relevâncias. Para alcançar esse objetivo foram aplicadas entrevistas em três prefeituras de pequenos municípios, possibilitando assim maior conhecimento da situação abordada. Foi possível constatar, de forma evidente, características de determinadas escolas de pensamento estratégico. Constatou-se, porém, que a forma como estas estratégias são colocadas em prática, muitas vezes não refletem os anseios da população, que por sua vez prefere organizar-se em grupos independentes ao participar de audiências públicas para elaboração de planos e diretrizes dos municípios.Downloads
Published
03-11-2013
How to Cite
MENEZES, C. L. G. D.; PASSADOR, J. L.; TERRA, L. A. A. APLICAÇÃO DAS ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: ESTUDO MULTICASO DE PREFEITURAS DA REGIÃO DE JABOTICABAL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 55 a 74, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/8817. Acesso em: 16 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.